Cotidiano

Moradores de Pacaraima cobram realização de concurso público

Moradores do Município de Pacaraima, a Norte do Estado, cobram a realização do concurso público que já foi adiado por três vezes e que deveria acontecer no dia 22 de janeiro deste ano. De acordo com a Prefeitura daquele município, a previsão é que o certame seja efetivado ainda este ano, provavelmente em agosto.

O estudante Daniel Gomes afirmou que a Prefeitura está descumprindo o prazo de realização da prova. “É um concurso destinado ao provimento de vagas em todos os níveis: fundamental, médio e superior. São muitas pessoas esperando por esta oportunidade, mas nada foi feito até agora. É um problema que acontece desde o ano passado e ninguém toma providências”, disse.

A prova deveria acontecer no dia 22 de janeiro deste ano, mas acabou sendo adiada pela terceira vez. “Foi dado um prazo de até 90 dias para que os candidatos participassem deste novo certame, que expirou no dia 22 deste mês. O pior é que até agora a Prefeitura não nos deu nenhuma informação sobre um novo calendário ou sobre o andamento do processo”.

Daniel Gomes afirmou que a Prefeitura de Pacaraima estaria se negando a dar esclarecimentos. “A gestão municipal cancelou o concurso afirmando que existiriam irregularidades, mas não há nenhuma prova documental. Ninguém nos diz o que será feito ou quando será feito. Enquanto isso, a sociedade fica desamparada, são pais de família e estudantes, pessoas que passam anos na faculdade e investindo nos estudos para ter esta oportunidade. Por isso, é preciso que exista o mínimo de respeito e que nos tratem com dignidade. Nosso sentimento é de insatisfação”, protestou.

PREFEITURA – O prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato (PRB), explicou que o concurso foi adiado devido a problemas no processo licitatório, quando foram constatadas irregularidades. “Após o último pedido para adiamento, agora protocolamos junto ao Ministério Público o cancelamento do concurso, para que possamos nos organizar. Neste momento, está sendo criada uma comissão para dar início aos trabalhos e refazer uma análise em relação aos cargos e vagas”, informou.

A previsão é que o concurso ocorra no segundo semestre. “Em julho ou agosto a prova será realizada. É algo que todos nós queremos, pois gera emprego e renda para a cidade. Esperamos que a população compreenda e tenha paciência, pois iremos concluir este processo o mais rápido possível para que ninguém seja prejudicado”, frisou o prefeito. (B.B)