Cotidiano

Moradores de Rorainópolis denunciam falta de policiamento e cobram segurança

População do Sul do Estado pede aumento do efetivo da PM, implantação de um distrito policial e a construção de uma unidade do IML

Moradores do Município de Rorainópolis, Sul do Estado, estão vivendo com a constante sensação de insegurança e medo após onda de crimes que vem acontecendo na região nos últimos dias. A falta de segurança, de policiamento e de ações que coíbam a violência na localidade são as principais reclamações. Algumas pessoas pedem, inclusive, a instalação de um distrito policial na cidade.

O leitor Gerson Marinho procurou a Folha para falar sobre a situação no município. “Ultimamente, o índice de criminalidade em Rorainópolis ganhou proporções alarmantes com uma série de execuções misteriosas. A população, que já vivia receosa com o aumento dos assaltos e arrombamentos em residências, agora vive o pavor destes homicídios. Algo que já vínhamos alertando há meses acabou por tirar o sossego das famílias, frente à omissão das autoridades em combater o crime organizado no município”, disse.

Para o operador de caixa Wagner Santos, o policiamento precisa aumentar, bem como o número de agentes que atuam na localidade. “O nosso município cresceu e a população aumentou. Então a segurança também precisa acompanhar esse crescimento. É preciso um efetivo maior de policiais para acabar com esses transtornos na cidade”.

A empregada doméstica Mábia Marvão mora no loteamento Parque das Orquídeas e reclama que, pelo fato de o local ser distante do Centro, é ainda menos frequente a presença de viaturas da polícia militar. “A polícia raramente passa aqui. É longe, tem mata perto. E nós, moradores, nos sentimos ainda mais inseguros. Esses casos de morte que estão acontecendo deixaram todos sobressaltados. Ninguém sabe o que está havendo. Temos filhos, crianças e famílias. Precisamos de mais segurança”, frisou.

Para o morador Laerte Queiroz, os municípios que integram a região Sul do Estado necessitam de um distrito instalado em uma das localidades para apurar e dar segmento aos crimes que ocorrem na região e assim possibilitar a celeridade na elucidação destes casos. “No passado inclusive foi prometida a implantação de uma unidade do IML [Instituto Médico Legal] em Rorainópolis, o que nunca aconteceu. São promessas que ocorrem em época de eleição apenas para enganar a população”, comentou.

GOVERNO – Por meio de nota, o Governo do Estado informou que o Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar é responsável pelas ações de segurança nos municípios e que o policiamento segue dentro da normalidade, com reforço das equipes especializadas de Força Tática em Rorainópolis e no posto de fiscalização de Jundiá.

De acordo com a nota, são realizados policiamentos em toda a região Sul ostensivamente, tendo inclusive na terça-feira, 17, realizado uma revista na Penitenciária de São Luís do Anauá, onde nada foi encontrado com os detentos daquela unidade prisional.

Em relação à implantação do IML, o governo afirmou que um núcleo será construído em Rorainópolis. “O corpo técnico-operacional, de forma colegiada, elaborou de maneira célere dois projetos com as necessidades para a construção e funcionamento dos dois institutos e que agora seguem os trâmites burocráticos para a execução. Será implantado também um Núcleo do Instituto de Criminalística na região”.

O Sul do Estado, de acordo com o governo, é atendido por duas delegacias, sendo uma em Rorainópolis e outra em São João da Baliza. “Além disso, foi instalada a 4ª Delegacia Regional, por razões estratégicas, localizada em Rorainópolis, com um delegado responsável por toda a região, a exemplo de outras localidades do Estado”, frisou.

PRISÃO – Vinícios Dalazoana, de 20 anos, foi preso no início desta semana, na Vicinal 13, da Vila Nova Colina, em Rorainópolis. No mesmo dia em que foi preso teve como vítima Denilson da Silva. Ele é suspeito de ter cometido pelo menos cinco homicídios na região.

Com Vinícios foram encontrados 630 gramas de pasta base de cocaína, uma balança de precisão, três revólveres calibre 38 e 11 cápsulas de munição intactas. A prisão ocorreu em uma ação conjunta entre o setor de operações da Delegacia de Rorainópolis e da Polícia Militar de Nova Colina.

Os investigadores informaram que, ao se aproximarem do sítio onde aconteceu a morte de Denilson da Silva, Vinícios foi encontrado na companhia de um comparsa. Ao verem a viatura da polícia, eles fugiram do local. Após perseguição, apenas Vinícios foi encontrado e encaminhado à Cadeia Pública de São Luiz do Anauá, também na região Sul do Estado.