Cotidiano

Moradores de Uiramutã vão receber doação de 80 toneladas de alimentos

Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, por meio da Conab, vai disponibilizar leite, arroz e farinha

A governadora Suely Campos anunciou a doação de 80 toneladas de alimentos para mais de mil pessoas que moram em Uiramutã, município que enfrenta dificuldades em razão da enchente histórica ocorrida na madrugada de quinta-feira, 18. A doação foi intermediada pela Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário.

“Nós ainda estamos preparando a logística para buscar esses alimentos em Manaus, que serão realmente muito bem-vindos, já que estamos falando de em torno de mil pessoas que perderam absolutamente tudo nas suas casas”, disse a titular da Setrabes, Emília Campos.

Ainda não há previsão para a chegada dos alimentos, no entanto, Emília ressaltou que outras doações também podem ser feitas na sede da secretaria, nas salas sete e oito, em horário comercial ou no ponto de coleta da representação da Prefeitura de Uiramutã, localizado na Rua Arnaldo Brandão, número 905, no bairro São Francisco. Mais informações no telefone (95) 2121-2629.

VISITA – A governadora Suely Campos informou, durante coletiva de imprensa, que realizará visita à região afetada hoje, 23, para levar doações e atendimento médico aos moradores, além de fazer um levantamento das necessidades da população. “Nós estaremos levando uma equipe de saúde com quatro médicos para fazer atendimento à comunidade, além de medicamentos, cloreto de sódio para tornar a água potável, redes, lonas para os moradores ficarem provisoriamente abrigados enquanto retomamos a reconstrução das casas, alimentos e água potável. Também vamos fazer um levantamento mais detalhado visto que agora a região não tem mais tantos problemas de inundação e os acessos estão mais fáceis”, esclareceu a governadora.

Outra preocupação é com relação à produção dos agricultores. “Nós temos uma urgência em resolver a situação nas casas de farinha porque a mandioca foi toda arrancada da terra, então eles têm que aproveitar e produzir a farinha imediatamente”, disse.

Além disso, a governadora designou que a Secretaria de Infraestrutura realize, em parceria com o Exército Brasileiro, correções em alguns pontos que começaram a ruir na estrada de acesso ao município. Por fim, Suely confirmou a assinatura do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon), que define as ações de resposta em situações emergenciais. “Estamos fazendo o nosso plano para todo o Estado visto que nós temos uma perspectiva de uma cheia maior do que foi nos anos anteriores”, complementou.

ENCHENTE – As fortes chuvas na região do Caburaí afetaram a cabeceira do Rio Maú, que transbordou na madrugada de quinta-feira, 18. A enchente afetou 15 localidades do Uiramutã, totalizando 936 pessoas de 184 famílias atingidas e comprometeu 57,5 hectares de áreas produtivas, além de destruir 45 casas e duas escolas. As localidades atingidas foram Caveira, Canã, Kumapai, Kanapang, Nova Esperança, Ximarão, Mutiár I, Muriá II, Mutum, Central, Prododó, São Matheus, Lage, Orinduque e Boca do Uailã. (P.C)