EDUCAÇÃO
Moradores denunciam desvio de função em escola de Pacaraima
Por Folha Web
Em 10/10/2017 às 02:07
Escola Cícero Vieira Neto integra a rede estadual de Ensino (Foto: Divulgação)

Moradores de Pacaraima, localizado na região norte do Estado, denunciam problemas na Escola Estadual Cícero Vieira Neto, uma das principais unidades de ensino daquele município. De acordo com as informações repassadas à Folha, o problema na escola estaria no desvio de profissionais efetivos para cobrir outras funções fora de sala, como biblioteca, secretaria escolar e até mesmo na cantina.

“Há excesso de professores na escola, só que eles estão cumprindo expediente em outras funções. Enquanto isso, os alunos ficam sem professor em algumas disciplinas. Tem professor na secretaria da escola, em salas de leitura, mas não na sala de aula”, relatou um morador, que não quis se identificar.

Ainda de acordo com o denunciante, o problema da falta de profissionais poderia ser resolvido com a inclusão de seletivados no lugar dos efetivos, que não estão exercendo a função.

A reportagem também ouviu uma aluna de 19 anos, matriculada na unidade, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Ela contou que os problemas relacionados à falta de professores são frequentes, principalmente em disciplinas como Língua Portuguesa, Ensino Religioso e Artes. “A falta de professores já ocorre há um bom tempo, principalmente nos turnos matutino e noturno. Muitos também faltam muito às aulas, e aí os alunos acabam sendo liberados para voltar para casa”, relatou.

Ainda segundo a estudante, vários pais e alunos já questionaram a direção da unidade sobre o problema, mas até hoje não obtiveram retorno. “Muitos já foram atrás de uma resposta, mas até hoje a direção nunca deu uma satisfação”, pontuou.

SEED – Ao contrário da situação relatada pelos moradores do município, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) disse, em nota, que já fez a lotação dos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Ensino Religioso e Artes, na Escola Estadual Cícero Vieira Neto. “Os estudantes estão tendo aula normalmente”, complementou a secretaria. Sobre a atuação de profissionais em outras funções, a SEED reiterou que as informações relatadas pelos moradores são improcedentes. (M.L)

Marry disse: Em 10/10/2017 às 18:52:14

"Boa noite. Engraçado que a escola estadual Cícero Vieira Neto em Pacaraima desenvolve diversos projetos e convida a comunidade em geral Para participar e não comparecem. Um exemplo disso foi na última sexta-feira terem realizado uma feira de ciências que atraiu pessoas de BV e elogiaram o evento. Alunos com projetos incríveis sobre física e robótica. Ninguém noticiou o evento em redes sociais ou nos jornais de círculação. Falar o que não sabem é fácil. Projetos de sala de leitura ee biblioteca são projetos legai e amparados pela LDB e sevem de apoio ao estudante. Visitem a escola e conheçam melhor antes de falarem e expor uma instituição que frequentada por poucos pais. "

Nick disse: Em 10/10/2017 às 07:49:10

"A SEED precisa saber que em outros Municípios a educação vai de mal a pior. Pode até existir a lotação mas os professores não dão aula mesmo, enrolam muito, faltam bastante, não cumprem a carga horária e no final do mês não vai nenhuma falta. Porque a maioria dos diretores passam a mão na cabeça deles. Essa sim é a realidade das escolas na maioria dos interiores do Estado. Lamentável."