Cotidiano

Moradores denunciam que Vila do Trairão fica sem atendimento médico e ambulância

Moradores da Vila Maracá, região do Trairão, no município de Amajari, ao Norte de Roraima, estão reclamando da falta de atendimento no único posto de saúde da localidade. O problema tem prejudicado os pacientes,
que sequer podem ser removidos para outra unidade de saúde porque a ambulância do posto está quebrada.

“No domingo, por volta de 13h, minha filha estava brincando em casa, caiu e quebrou o braço. De imediato, com ajuda de amigos, a levei ao posto de saúde, mas quando cheguei lá, o local estava simplesmente fechado. Não tinha ninguém para atender a minha filha. É um absurdo”, protestou a servidora pública Thay Ariston Gomes.

Segundo ela, a falta de assistência médica prejudica toda a comunidade. “Para completar, além de não ter atendimento, não havia ambulância ou qualquer carro da saúde para levá-la a outro posto médico. Por sorte, um rapaz me ajudou a levar minha filha. Inclusive, falamos com o motorista que trabalha na unidade, mas ele disse que não podia fazer a remoção porque o carro da unidade estava quebrado”, acrescentou.

“Não podemos ficar nesta situação. Já pensou se for um caso urgente, de vida ou morte?”, questionou Thay Ariston. “Não podemos ficar sem opção. Hoje, a única certeza que temos é que este problema é grave e que já vem acontecendo há algum tempo. Graças a Deus que existem seres humanos que ajudam o próximo, caso contrário, eu estaria totalmente abandonada. A população está indignada”.

Outra moradora, que preferiu anonimato, disse que o problema sempre existiu. “Isso acontece porque não fica nenhum profissional para fazer o atendimento aos fins de semana. Antes, os responsáveis deixavam uma pessoa de sobreaviso, mas agora não tem mais. Ou seja, ninguém pode adoecer ou se acidentar nos dias de folga, porque não tem atendimento médico na região”, protestou.

PREFEITURA – Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do Amajari informou que a unidade de saúde no Trairão não atende nos fins de semana. “A unidade não é um Pronto Socorro e, por conta disso, o atendimento aos moradores ocorrem durante a semana. Nos casos de emergência, os pacientes são atendidos na sede do município, na Vila Brasil, no hospital local”, frisou.

Em relação à ambulância, a nota afirmou que o veículo estava em manutenção e que está sendo providenciado o retorno do carro para a vila. “Inclusive, ontem, 31, o secretário municipal de Saúde, David Galvão, foi in loco averiguar a denúncia e os problemas relatados pelos moradores”, destacou. (B.B)