Cotidiano

Moradores do Cantá são obrigados a vir para Boa Vista para pagar contas

Além de o Banco Postal da Agência dos Correios não funcionar adequadamente, serviço de distribuição de correspondência não é realizado

Há quase três meses, os moradores do município de Cantá, localizado a cerca de 30 km de Boa Vista, Centro-Leste do Estado, são obrigados a se deslocarem para a Capital a fim de pagar suas contas. Conforme a denúncia, o Banco Postal da Agência dos Correios não está funcionando após ter sido alvo de assaltos.

Alguns moradores também informaram que o serviço de distribuição de correspondência não está sendo realizado, o que obriga a população a se dirigir à agência para saber das encomendas.

Segundo o agricultor João do Trigo, a falta de segurança é um dos motivos para o não funcionamento do Banco Postal. Sem uma unidade bancária no município, os moradores que precisam pagar contas e boletos precisam vir para Boa Vista. Há quase três meses na situação, ele afirmou que os Correios estão servindo de depósito, já que o serviço de distribuição não está sendo efetuado pela falta de um carteiro.

“A gente precisa ficar se dirigindo ao local para saber se as encomendas chegaram, com receio de que sejam devolvidas. Além disso, eles reclamam que não têm segurança, mas nós, cidadãos, não somos responsáveis. A gente paga a correspondência para que ela seja entregue em casa”, disse o agricultor. Ele informou que o prédio onde a agência funciona foi cedido pela Prefeitura. “Só está funcionando para entregar correspondências para as pessoas que vão lá”, frisou.

CORREIOS – Em relação ao caso, os Correios informaram por nota que o Banco Postal na Agência de Cantá tem funcionado de forma parcial, com abertura de contas, solicitação de empréstimos e pagamentos de boleto na função débito, mas que a liberação dos demais serviços depende de um equipamento de segurança que está em manutenção. A previsão dada é de que “nos próximos dias” o Banco Postal já esteja funcionando normalmente com as demais operações financeiras.

“A respeito da distribuição de objetos, informamos que o carteiro titular desta unidade está afastado por motivo de doença. Por esta razão, a retirada de correspondências está sendo feita no balcão da agência. O processo de substituição do carteiro está sendo finalizado”, frisou.

Os Correios ainda informaram que permanecem à disposição da população pelo Fale com os Correios, no www.correios.com.br ou pelo telefone 0800 725 0100. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. (A.G.G)