Cotidiano

Moradores do bairro Jóquei Clube cobram infraestrutura e segurança

Algumas ruas do bairro não são pavimentadas e falta de água nas torneiras é recorrente

Em bairros de Boa Vista, insegurança e falta de infraestrutura são problemas frequentes. No Jóquei Clube, zona Oeste da Capital, os moradores relatam insatisfação devido à falta de segurança, água regular nas torneiras, limpeza e também de pavimentação em ruas.

Uma das moradoras inconformadas é a comerciante Vanusa Oliveira, de 32 anos. Segundo ela, a população do bairro convive com medo por conta dos frequentes assaltos. “Nós não temos segurança porque não temos policiamento”, reclamou.

Há 15 anos morando no bairro, Vanusa afirmou que seu estabelecimento já foi assaltado seis vezes e que, com frequência, os vizinhos também são vítimas. “Sempre ouço relatos de moradores que foram assaltados, faz poucos dias que nossa vizinha foi assaltada. Essa situação tem nos deixado apreensivos”, lamentou.

Outra reclamação da moradora é a pouca água nas torneiras de sua residência. “Nós temos água sempre a partir das 22h e às 10h sempre falta. Ficamos por horas sem o abastecimento, temos que armazenar. Isso acontece todos os dias e isso é muito complicado”, disse.

Na Rua CJ-13, os moradores reclamam da falta de pavimentação. Conforme L.M, que vive no local há mais de cinco anos, os residentes aguardam ansiosos pelas melhorias, mas, até que sejam contemplados, as dificuldades são constantes. “Agora nesta época de estiagem é desta forma: muita poeira e isso nos prejudica muito, sem contar em dias de chuva que fica quase intrafegável”, reclamou.

A falta de limpeza também é um problema vivenciado por moradores em diversas ruas do bairro. Na Rua José Francisco, a Folha flagrou próximo de um esgoto a céu aberto, uma grande quantidade de lixo e galhadas. Na Rua Safira, a situação não é diferente, lixo doméstico e animais em decomposição foram encontrados. De acordo com residentes, a própria população, tanto do bairro, quanto de outras localidades utiliza o local como lixeira.

Já na Rua Gavião, que não fica próxima a igarapés ou rios, os moradores informaram à equipe da Folha a existência de um jacaré morto. Segundo os residentes, possivelmente o animal teria sido jogado no local.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista informou, por meio de Nota, que busca recursos para incluir a Rua CJ-13, no bairro Jóquei Clube, nos próximos projetos de pavimentação do município. Ressaltou que o bairro Jóquei Clube está contemplado no pacote de obras de drenagem e pavimentação que já teve início no bairro.

“Serão contempladas as Ruas Antonieta Pereira de Melo, Diamante, Esmeralda Manganês, José Airton de Almeida (antiga CJ-10), Antonieta Pereira de Melo, Abdala Habib Fraxe (antiga CJ-05), Oswaldo Cavalcante (antiga CJ-04), um trecho da Rua Raquel da Silva Marques até a Rua CJ-11, além da Rua Professor Valdecir Botosi. A previsão é que esses serviços sejam finalizados em junho deste ano”, informou.

Com relação à limpeza, reforçou que será enviada uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente para verificar a situação. Mas ressaltou que a população deve colaborar com a limpeza da cidade, não jogando lixo, entulhos e galhadas nas ruas, uma vez que causa grandes transtornos e pode acarretar multa para quem joga lixo.

PMRR – Por meio de Nota, a Polícia Militar de Roraima informou que atualmente o policiamento é realizado pela viatura da área, com o apoio da Operação Resposta Rápida executada pelas motocicletas do Grupamento Independente Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) e viaturas do 2° Batalhão.

Além disso, a PMRR, por meio do Comando do 2° Batalhão, está realizando reuniões com a comunidade, a fim de conhecer as demandas dos moradores e traçar estratégias específicas de policiamento para o bairro, além de orientá-los sobre medidas de segurança.

Informou também que foi realizada uma reunião na terça-feira da semana passada, dia 30 de janeiro, e que acontecerá outra hoje, 7, na Praça Maria da Penha, Conjunto do Servidor, no bairro Jóquei Clube, sendo fundamental a participação da comunidade.

CAERR – Também nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informou que o abastecimento de água no bairro Jóquei Clube é mantido pelo Centro de Reservação e Distribuição (CRD), localizado no Tancredo Neves, o qual está operando normalmente, conforme nosso sistema.

Ressaltou ainda que o abastecimento de água no bairro é reforçado por um poço artesiano. Mesmo assim, a empresa informou que fará uma vistoria in loco na referida rua, para verificar se o problema é pontual. A Companhia destaca ainda que todo cliente pode esclarecer as dúvidas por meio do 0800-280-9520. (E.M)