Cotidiano

Moradores fecham rodovia em protesto por falta de energia e água

Indígenas contestam a falta de energia na região por não receber óleo diesel do Governo

Moradores da comunidade Boca da Mata realizam uma manifestação na BR-174 reivindicando melhorias para a região.

A comunidade está localizada na Terra Indígena de São Marcos, no município de Pacaraima, a 30 metros das margens da BR-174.

Uma das reivindicações é sobre o prédio escolar que precisa de reforma. De acordo com os manifestantes, os principais problemas enfrentados pela comunidade são a da estrutura da escola, como falta de instalação elétrica e hidráulica; banheiros e bebedouros quebrados.

Além disso, os moradores contestam a falta de energia na região devido a a falta de óleo diesel recebida pelo governo para abastecer o motor.

De acordo com o professor Luiz Alvino, a região enfrente os problemas há seis meses e a manifestação só deve parar após as reivindicações serem ouvidas por parte do governo do Estado.

“Estamos sem energia há vinte dias, mas o problema de racionamento existe há seis meses, sem energia e água não tem condições de os laboratórios da escola funcionarem, além de que o prédio precisa urgente de uma reforma. Nós dependemos dessa energia pra ter o mínimo de condições de moradia” relatou.

Segundo ele, 150 alunos participam da manifestação junto com moradores da localidade.

As reclamações ocorrem desde setembro, quando os índigenas fecharam a rodovia pela primeira vez.

O outro lado

A Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) informou que todas as escolas da região de Pacaraima, Amajari e Uiramutã estão abastecidas com os itens da merendar escolar. 

Segundo a nota enviada, a entre ga dos produtos destinadas a merenda aconteceu no dia 20 de outubro. Os produtos entregues são para 20 dias letivos. A previsão da próxima entrega será dia 21 de novembro.

Os itens entregues foram: arroz, açúcar, alho, charque, biscoito, extrato de tomate, feijão, farinha de mandioca, farinha de tapioca, milho branco, coco ralado, leite em pó, macarrão, óleo, sal, carne de sol, suco, vinagre, iogurte, carne moída, filé de peixe, frango, abóbora, cebola, pimentão, macaxeira, cenoura e batata. 

Em relação a energia da região, a Cerr (Companhia Energética de Roraima) informou que o combustível será encaminhado na tarde desta terça-feira, dia 25, à Comunidade Boca da Mata.