Moradores passam a madrugada em vigília

À equipe de Reportagem da Folha os moradores não admitiram aguardar pagamento de "boca de urna",

Por Sheneville Araujo

No residencial Vila Jardim a madrugada deste domingo foi marcada por muita movimentação nas ruas. Em praticamente todos edifícios haviam moradores sentados nas calçadas, nos meio-fios e até aqueles que colocaram mesas e cadeiras nas ruas ou armaram redes nas áreas de convivência para passar a madrugada do domingo de eleição.

À equipe de Reportagem da Folha os moradores não admitiram aguardar pagamento de “boca de urna”, mas que apesar do perigo de estarem expostos nesse horário fora das residências, eles costumavam ficar nas ruas aos fins de semana nesse horário, não havendo nada de excepcional nisso. Outros davam outro tipo de justificativa como a espera por um familiar que estava para chegar, o calor, etc.

Já no Pérolas do Rio Branco, os moradores, que levaram até sofá para frente de casa para esperar e muitos transitavam de um conjunto para os outros, percorrendo 1,2,3,4,5 e 6, confirmaram à Reportagem que realmente estavam aguardando pagamento pelo voto e muitos assim que viam carros se aproximando, chamavam e faziam gestos relacionados dinheiro.

Uma moradora do Pérolas 5, desempregada, disse que ela e as vizinhas estavam percorrendo os conjuntos em busca de pontos mais vazios, onde tivesse menos concorrência pelo pagamento da famosa BU (Boca de Urna).
Segundo as moradoras, a madrugada estava “fraca”, pois não haviam conseguido receber nada até aquele momento (4 horas da madrugada). “Nós só vamos votar em quem pagar alguma coisa porque temos contas pra pagar e a crise está seria. Mas até agora, não apareceu nenhum candidato aqui nem para apresentar proposta, muito menos oferecer dinheiro”, reclamou.

POUCO MOVIMENTO – No entanto, em bairros como Cruviana, Cidade Satélite, Aracelis, Nova Cidade e o Conjunto Cidadão, onde já era comum encontrar até famílias inteiras aguardando a BU, o registro de pessoas na frente das casas era fraco desta vez.

No entanto, o trânsito em toda cidade, mas sobretudo, nos bairros da zona Oeste foi intenso durante toda a madrugada.