Cotidiano

Moradores pedem asfaltamento de ruas do bairro Centenário

Preocupados com a situação de diversas ruas no bairro Centenário, zona oeste de Boa Vista, moradores procuraram a Folha para denunciar a falta de pavimentação nas principais via que dão acesso a duas escolas e reclamar dos enormes buracos e da insegurança no período da noite.

A frentista Izabel Esquerdo Braga, moradora da Rua Joronymo Honório de Moraes, relata a dificuldade que muitos enfrentam no inverno para chegar à escola.

“Muitos estudantes que moram no bairro São Bento e que estudam nas escolas das proximidades daqui, de casa, quando chove e alaga a rua, precisam utilizar uma passagem por dentro do meu quintal para conseguir chegar à escola. É impossível trafegar quando chove”, disse.

Moradora do bairro há 16 anos, Izabel afirmou que a situação nas ruas no Centenário piora a cada ano com a chegada das chuvas. “A prefeitura tentou amenizar jogando um barro que só fez piorar a situação do lamaçal”, frisou. A frentista, que trabalha no período da noite, relata a insegurança que sente ao retornar do trabalho por conta dos enormes buracos na rua. “Quando estou voltando para casa, meia-noite, preciso conduzir minha moto bem devagar para desviar e não cair nos buracos com lama. Tenho medo de ser assaltada com isso um dia, pois preciso dirigir quase parando”.

O eletricista Levi Pereira Evangelista, também morador da Rua Joronymo, disse que durantes os 17 anos em que reside no Centenário presenciou diversos carros atolarem nas ruas do bairro, principalmente na rua onde ele mora. “Ontem mesmo um caminhão da prefeitura jogou barro naquele buraco, mas logo depois um carro atolou”.

Ele afirmou que, das diversas denúncias realizadas à prefeitura, nunca viu uma solução. “já denunciei umas cinco vezes e nada de mandarem pavimentar aqui. Cada ano que passa a situação piora. Vai chegar um momento em que a gente não vai conseguir mais sair de casa”.

PREFEITURA – Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras informou que os locais citados ainda não possuem a rede de sistema de esgoto sanitário, que é de responsabilidade do Governo do Estado, e que uma infraestrutura primária é necessária para que as vias possam receber pavimentação, de acordo com a recomendação do Ministério das Cidades. Ressaltou que somente com a conclusão do serviço as vias poderão ser inseridas nos próximos projetos de pavimentação. (G.M.)