Cotidiano

Moradores pedem melhorias em ruas do bairro Pintolândia

Além do acúmulo de lama, algumas vias não possuim pavimentação asfáltica, prejudicando o trânsito pela região

A intensificação do período chuvoso costuma trazer uma série de complicações para os moradores da capital, principalmente em bairros da zona Oeste, que carecem de obras de infraestrutura.  

No bairro Pintolândia, por exemplo, uma boa parte das ruas é asfaltada, entretanto, a falta de um bom sistema de drenagem torna a vida diária dos munícipes da região um verdadeiro tormento. Sem ter para onde escoar, a água forma verdadeiros e indesejáveis “piscinões” de lama.

Moradora da travessa Francisco Sales Vieira desde 1994, a dona de casa Lucimaria Rocha, 25 anos,  contou que mesmo com o asfaltamento da via, a água continua a invadir as residências. Para minimizar os danos, muitos estão recorrendo ao barro como maneira de minimizar os efeitos das chuvas dos últimos dias.

“Nessa época de inverso, a gente coloca barro para diminuir as poças de água. Apesar disso, fica complicado viver numa situação dessas, fora que esse acúmulo de água faz aumentar o risco de proliferação de doenças e crescimento de sapos”, disse.

Paralelo à travessa, a rua vereador Manoel Joaquim Martins também sofre com o acúmulo de água das chuvas. Para a também dona de casa Marinalva de Jesus Teles, 54 anos, houve falta de planejamento na execução da obra de drenagem por parte da Prefeitura.

“Houve uma melhora significativa quando eles colocaram o asfalto, acabando com o lamaçal. Em compensação, a água não tem para onde escoar, porque a boca de lobo do esgoto ficou desnivelada, impedindo a vazão do volume das chuvas. É preciso que eles façam alguma coisa urgente”, completou.

 Já a situação mais complicada é sem dúvida dos moradores da rua Tarcilo Ayres, localidade que não dispõe sequer de pavimentação asfáltica. Segundo aposentada Sônia Brandão, 60 anos, todos os vizinhos tiveram que recorre a carradas de entulhos para fazer o calçamento da rua, uma vez que apenas os veículos maiores conseguem trafegar pela localidade.

“Se os gestores públicos trabalhassem de verdade pela população, nós não precisaríamos passar por esse tipo de situação. Existem muitas coisas que precisam ser melhoradas no bairro e a infraestrutura é a principal delas”, pontuou.

 

O OUTRO LADO

Questionada sobre a reclamação, a Prefeitura de Boa Vista informou, em nota, que enviará uma equipe para verificar a situação das ruas citadas pela reportagem. A ideia é verificar o que pode ser feito para minimizar os transtornos aos moradores.

“As equipes da Patrulha da Chuva atuam em toda cidade, fazendo o monitoramento dos pontos de alagamento, nível do rio, quantidade de chuvas e atendimentos emergências, além de limpeza de canais, desobstrução de bueiros e retiradas de entulhos e galhadas de ruas”, ressaltou.

A nota destacou ainda que nos locais monitorados pela equipe, foi possível notar que em dias de chuva, muitos pontos têm apresentado um rápido escoamento da água, devido ao trabalho constante de limpeza feito na cidade.

Apesar disso, a Administração Municipal reforça a importância da população em manter a limpeza da cidade, evitando jogar lixos e entulhos nas ruas, bueiros, valas e igarapés, uma vez que isso causa grandes transtornos. “Com a chuva, ocorre o entupimento dos bueiros, contribuindo com o processo de alagamento”, completou.