Cotidiano

Moradores reclamam da falta de Infraestrutura na zona Oeste

Além da falta de asfaltamento e saneamento básico, moradores também denunciam insegurança

Falta de pavimentação, de saneamento básico, coleta de lixo e segurança são alguns dos problemas enfrentados por moradores de Boa Vista. Em bairros da zona Oeste, como Raiar do Sol e Bela Vista, os problemas de infraestrutura prejudicam o cotidiano dos boa-vistenses.

Na Rua Estrela do Norte, no bairro Raiar do Sol, todos os dias os residentes enfrentam dificuldades para sair e voltar aos seus lares. O motivo é a falta de pavimentação que os deixa preocupados, principalmente em período chuvoso, no entanto, na estiagem, a poeira também é um transtorno.

A equipe de reportagem da Folha esteve no local esta semana e constatou a realidade que é vivenciada pelos moradores há mais de 20 anos. Buracos de grandes proporções acumulam água que dificultam a circulação de pedestres e de veículos, além da falta de limpeza e coleta de lixo. “Como você pode ver, temos que andar em ziguezague pra não passar nos buracos”, disse um morador, que optou pelo anonimato. “Vivo aqui há 20 anos e sempre é essa situação. Está horrível”, disse o morador Jheryson Santos.

Segundo os moradores, para a Prefeitura de Boa Vista, a Rua Estrela do Norte consta como asfaltada. “Já fizemos inúmeras reivindicações e não fazem nada. Eles sempre dizem que no mapa de projetos de pavimentação deles a nossa rua já está pavimentada, mas não está”, contou Jheryson.

A dona de casa Cleide Neuza Santos, de 57 anos, vive no local há duas décadas e sempre tem transtornos, principalmente no período de chuva. “Teve época que a água chegava até na nossa casa, isso só não acontece mais porque nós construímos um muro”, disse.

Cleide relatou ter acionado o Ministério Público para que cobrasse as melhorias da administração municipal. “Acionamos o MP porque a gente não aguenta mais”, justificou. Preocupada com a o período chuvoso, a moradora pede, com urgência, uma solução. “Não é fácil enfrentar, há anos, esses problemas. Esperamos que as autoridades façam algo logo”, reforçou.

A poucos metros da casa de Cleide, em um trecho da Rua Constelação, no bairro Belo Vista, a falta de limpeza é outro problema flagrante. De acordo com os residentes, o carro que deveria fazer a coleta de galhadas não passa no local há meses. “Já vieram aqui uma vez, mas nunca mais voltaram pra retirar o que falta”, relatou o morador Francildo Oliveira. O trecho da Rua Constelação também não está pavimentado e, de acordo com o morador, para a Prefeitura de Boa Vista consta como asfaltado em seu ‘mapa’.

Outra reclamação dos moradores é a falta de saneamento básico. De acordo com Francildo Oliveira, uma equipe da Prefeitura já esteve na rua para realizar o processo de encanação, no entanto, ainda não podem ter acesso ao sistema. Além disso, segundo o morador, depois que a equipe esteve na rua dando início aos trabalhos, não voltou para terminar. “Cavaram os buracos e não terminaram, ficou foi pior a situação”, disse.

A falta de segurança nos bairros também é motivo de reclamação dos moradores. Conforme os relatos de residentes do local, cada vez mais, assaltos são presenciados, deixando a população amedrontada. “Está difícil viver aqui. A gente tem medo até de sair de casa e,quando saímos, temos que avisar os familiares pra nos proteger”, disse uma moradora, que não quis ser identificada.

“Há poucos dias, chegando do trabalho só não fui assaltada porque o meu vizinho impediu”, contou a auxiliar de cozinha Francinete Moura, de 31 anos. “Tem pouco policiamento aqui e cada vez mais as pessoas estão sendo assaltadas no bairro”, disse o Jeryson Bryan.

PREFEITURA – Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a Rua Estrela do Norte, no bairro Raiar do Sol, está contemplada no pacote de obras de asfaltamento e drenagem que já está em execução no bairro, que beneficiará mais de 100 ruas e avenidas de 13 bairros da cidade.

Sobre o trecho da Rua Constelação, no bairro Bela Vista, esclareceu que está contemplada nos novos processos do Programa Calha Norte, do Governo Federal, que no momento aguardam aprovação para posterior licitação. Após os trâmites licitatórios, os serviços poderão iniciar no local.

Ainda, em nota, esclareceu que em seus cadastros as ruas citadas não figuram como asfaltadas como disseram os moradores. A Secretaria de Obras pediu que o morador identificasse o setor da Prefeitura que deu a informação errada e reforçou que não compactua com esse tipo de comportamento.

Com relação à limpeza e coleta de lixo, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente reforçou que irá enviar uma equipe para verificar a situação da via e fará o levantamento para saber se a coleta está em dia na rua.

GOVERNO – Em nota, a Polícia Militar de Roraima informou que o policiamento do bairro Raiar do Sol é feito pelo 2º BPM (Batalhão de Polícia Militar) da Capital. São viaturas que atendem aos bairros da região em serviços ordinários e continuados.

Além disso, há o apoio da Operação Resposta Rápida, feita pelo Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), e o serviço de Reforço Setorial, que presta apoio aos bairros com maior incidência de crimes. (E.M)