Cotidiano

Moradores reclamam de sujeira em canal de igarapé

Os moradores da rua José Francisco, no bairro Jóquei Clube, zona oeste de Boa Vista, reclamam das condições do canal do Igarapé Pricumã. Eles dizem que os transtornos são inúmeros, começando pela dificuldade de acesso às casas, falta de sinalização do canal e risco de doenças, devido ao acúmulo de lixo, presença de mosquitos e água suja empoçada.

O morador Wellington Damasceno contou que a situação da rua é precária. Ele detalhou que o local recebeu uma obra em 2003 e os moradores acreditaram que o canal seria coberto. Porém, agora algumas paredes de residências próximas estão cedendo. “São apenas alguns quarteirões, o que corresponde a cerca de mil metros, que poderia ser resolvido, mas até agora nada. Os problemas só aumentam para os moradores”, comentou.

Conforme o morador Daniel Sampaio, todos os anos no período de inverno é a mesma coisa. “A Prefeitura faz a limpeza do canal e os operários quebram as pontes [que dão acesso ao outro lado do canal], sem ao menos dar explicações aos moradores”, disse.

Edivan Pereira, também morador da região, relatou que o mau cheiro incomoda na hora das refeições e há épocas em que o número de pessoas na rua com dengue é grande. “Já não suporto mais essa situação. Às vezes, nem consigo comer direito por causa do mau cheiro. Tem época que o número de moradores com dengue é impressionante aqui. Dá é medo”, comentou.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista reforçou que o local é um canal do Igarapé Pricumã, que tem parte canalizada, impossibilitando o fechamento do igarapé. A Prefeitura ressaltou ainda que faz a limpeza periódica do canal e pede o apoio dos moradores para que evitem jogar lixo no local e que enviará uma equipe para verificar a situação. (E.S)