Cotidiano

Moradores reclamam de terreno que acumula lixo no bairro Caimbé

Um terreno na Avenida Nossa Senhora de Nazaré, na esquina com a rua América Sarmento, bairro Caimbé, zona Oeste, incomoda os moradores há dois anos. O local não recebe limpeza da empresa proprietária e, além disso, não há postes de luz no seu entorno. Os resultados são aumento de assaltos, acúmulo de lixo, queimadas e presença de pragas.

O servidor público Arnóbio Fonseca, que mora perto do terreno, disse que apesar de a empresa ficar bem ao lado, não é feita nem a limpeza do lugar. Os próprios vizinhos realizaram a última limpeza, no Natal do ano passado, retirando 50 pneus. Por causa da quantidade de objetos e animais mortos deixados no terreno, escorpiões são corriqueiros em seu quintal, onde também há focos de mosquitos e mau cheiro.

Também há pouca iluminação no quarteirão e bandidos se escondem à noite, segundo ele. Há o risco de bandidos pularem os muros para dentro das residências. “Já liguei várias vezes para o 156, da Prefeitura, e quando pergunto pela minha demanda, eles respondem que os protocolos não existem. O Ministério Público também não faz nada. O pior é que todos os dias a prefeita passa de carro por aqui, pela Avenida Nossa Senhora de Nazaré, indo para sua casa”, frisou.

A estudante Alice Ribeiro, que mora bem na frente do terreno, disse que encontra piolhos de cobra e ratos com frequência dentro de sua casa. No terreno, ela já viu pessoas usando droga, além de registro de assaltos à luz do dia. Segundo afirmou, uma das vítimas foi seu irmão, no dia 11 de janeiro, às 6h. “Tem muito assalto aqui”, frisou.

O vendedor Carlos Martins, que mora na mesma casa, afirma que é frequente a presença da polícia perseguindo ladrões fugindo pelo terreno. Ele culpa a escuridão causada pela falta de postes como uma das causas da violência. Outra reclamação é que o mato alto serve de foco de incêndios, o mais recente foi há três meses.

Apontando para o entorno do quarteirão, Carlos Martins conta que as árvores do seu imóvel e da vizinhança estão precisando ser podadas. Os galhos obstruem as luzes dos postes do seu lado da calçada, deixando a rua ainda mais escura. Um pouco mais para o lado, há outro terreno com mato alto.

PREFEITURA – Por meio de nota, a Prefeitura afirmou que enviará uma equipe de fiscalização da Secretaria de Serviços Públicos para verificar a situação. (NW)