Cotidiano

Moradores reclamam de trecho de rua não asfaltado no bairro Araceli

Há dez anos os moradores de um trecho da rua Saturno, no bairro Araceli Souto Maior, zona oeste de Boa Vista, esperam por benfeitorias. Sem pavimentação, em períodos chuvosos e de estiagem, os residentes relatam dificuldades para sair de seus lares, além da insuficiência na coleta de lixo.

Diversas reivindicações já foram registradas pela população. No entanto, os moradores relatam insatisfação por falta de melhorias. O estudante Ezequiel Monteiro, de 26 anos, contou à Folha que, conforme reivindicações junto à Prefeitura, a informação repassada é que o trecho da rua consta como asfaltado. “Já entramos em contato diversas vezes por meio do 156, mas nunca temos respostas exatas sobre melhorias. Também sempre nos dizem que essa parte da rua está asfaltada conforme projeto de pavimentação”, relatou.

O estudante também se disse inconformado com a coleta de lixo. Segundo ele, a equipe responsável pela retirada de lixo passa apenas duas vezes na semana, o que seria insuficiente. “Outro problema é a coleta de lixo. Quando é feita, eles chegam só até a metade da rua e não passam nas outras casas”, acrescentou.

Pela falta de limpeza, os próprios moradores solicitam de terceiros a manutenção da rua. “Como no inverno a gente tem dificuldades para se locomover, nós temos que pagar R$ 250,00 para realização de benfeitorias. Se não for assim fica difícil sair de casa”, lamentou.

A rua Saturno está divida em dois trechos: um no bairro Raiar do Sol, que está pavimentado, e o outro no bairro Araceli, sem asfalto, ambos na zona oeste. “Para a Secretaria de Obras, a rua toda está asfaltada, mas não é bem assim como podemos ver. O que nós queremos é uma solução”, reivindicou o estudante.

OUTRO LADO – Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras informou que foi firmado convênio com verba destinada para a rua Saturno, no bairro Professora Araceli Souto Maior. “O projeto está em análise no Programa Calha Norte, do Governo Federal, e assim que aprovado, será licitado. A previsão é de que a licitação ocorra ainda no primeiro semestre desse ano. Após os trâmites licitatórios, os serviços poderão iniciar no local”, informou.

Esclareceu ainda que em seus cadastros a rua citada não figura como asfaltada como disse o morador e que a Secretaria de Obras gostaria que o morador identificasse o setor da prefeitura que deu a informação errada e reforça que não compactua com esse tipo de comportamento.

Com relação à limpeza e coleta de lixo, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente reforçou que irá enviar uma equipe para verificar a situação da via e fará o levantamento para saber se a coleta está em dia na rua. “Reforçamos que a equipe acabou de retornar da rua citada e a rua está limpa e a coleta encontra-se regular três vezes na semana, segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã”, acrescentou em nota. (E.M)