Cotidiano

Moradores temem que ponte de madeira desabe no Mecejana

Moradores temem a situação de uma ponte de madeira, único meio de acesso da população, pela Travessa Nicolau Hostman, no bairro Mecejena, zona oeste da Capital, para a Avenida Glaycon de Paiva. Sete famílias vivem no local e correm o risco de ficarem isoladas. De acordo com os moradores, a construção é antiga e a última manutenção foi feita há mais de cinco anos. 

A moradora Juliana Nascimento procurou a Folha para denunciar e pedir providências por parte da Prefeitura de Boa Vista. Ela disse que por diversas vezes a população já reivindicou a reconstrução da ponte, inclusive a mais recente foi no dia 20.

A ponte é o único meio de entrada e saída da população. Segundo a moradora, o problema se agravou há cerca de um mês, quando a estrutura da ponte ameaçou desabar. “Desde que o problema se agravou, estamos mais apreensivos com que aconteça algum acidente. Além disso, os moradores precisam da ponte para chegar até as suas casas, se deslocarem para o trabalho. As crianças precisam ir para as escolas”, destacou.

Uma moradora do local, Maria Inês, disse que a situação possui outro agravante, o abastecimento de água que pode ser interrompido porque a tubulação está ligada à ponte. “O problema é alarmante e nos deixa aflitos. Se a ponte cair, além de ilhados, ficaremos sem água nas nossas casas. Isso vai complicar muito nossa situação”, frisou.

Os moradores também reclamam da rua que nunca foi asfaltada e que já foram feitas reivindicações para a realização da pavimentação. “Há alguns anos nós encaminhamos um documento pedindo a pavimentação da nossa rua, mas até hoje nunca obtivemos resposta”, disse a moradora Juliana Nascimento.

Segundo ela, a última vez que uma equipe da Prefeitura esteve no local para fazer reparos na ponte foi em 2011. “Há mais de cinco anos que uma equipe da Prefeitura esteve na nossa rua pra fazer reparos na estrutura da ponte. Por sinal, apenas a parte superior foi melhorada, enquanto as pilastras que a sustenta são as mesmas e prestes a cair”, afirmou.

PREFEITURA – Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que tem ciência do problema e que já enviou técnicos para avaliar a situação da ponte. Já a previsão de iniciar os trabalhos de recuperação da ponte é para esta semana. Com relação à rua não asfaltada, frisou que o trecho será incluso nos próximos projetos de pavimentação do município.

GOVERNO – Conforme o Governo do Estado, uma equipe da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) esteve no local e fez a mudança na rede de canalização que passava pela ponte. A empresa esclareceu que o abastecimento de água funciona dentro da normalidade.