Cotidiano

Morre Nonato Chacon, ícone das artes cênicas em Roraima

Governo publicou nota de pesar; corpo será velado na Câmara Municipal

Morreu esta noite, de câncer, o teatrólogo Nonato Chacon, no Hospital Geral de Roraima (HGR). Seu corpo será velado na Câmara Municipal de Boa Vista.

Chacon dedicou sua vida ao teatro roraimense, onde foi ator e professor de dramaturgia e idealizador do grupo ‘A Bruxa Tá Solta’.

Como representante roraimense no Colegiado Nacional de Teatro, Chacon realizou apresentações teatrais em várias cidades do Brasil e Venezuela, somando em seu curriculum 40 anos dedicados as artes cênicas.

O ator ficou conhecido por seu interesse no Teatro independente, voltado para a comunidade. Dessa forma, Chacon foi um interlocutor a favor da liberdade de expressão, transformando-se em um pesquisador nato da história de Boa Vista, onde desenvolveu personagens diversos, baseados em pessoas que aqui viveram e ainda vivem.

A Cultura Audiovisual também foi destaque em sua vida. Chacon atuou no curta metragem ‘O Último Lamento’, de Alex Pizano, interpretando o papel de um capanga, prestes a executar o protagonista. Ele também foi diretor de elenco do longa roraimense ‘Bromance’, de Thiago Sardenberg.

Entre os personagens que marcaram sua vida de ator está o ‘Palhaço Inácio’, que ficou na memória infantil de muitos adultos.

NOTA DE PESAR – O Governo de Roraima manifestou pesar pela morte do professor, ator e diretor Nonato Chacon, ocorrida nesta quinta-feira, 24 de agosto.

“Natural de Manaus (AM), o mestre das artes cênicas dedicou 40 anos da sua vida aos palcos roraimenses. Formou gerações como professor das escolas estaduais Euclides da Cunha e Oswaldo Cruz e no Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFRR. Neste momento de dor o Governo do Estado se solidariza com familiares, amigos e colegas de profissão, no anseio que Deus os possa consolar pela perda irreparável”.