Entretenimento

Mostra Artística reúne música, poesia e arte

Alunos expõem trabalhos de artes que produziram em sala de aula com o tema “Roraimando”

Quem quiser apreciar o trabalho de novos artistas roraimenses deve ficar atento à programação dos estudantes do Colégio de Aplicação. Esculturas, pinturas, desenhos, fotografias, dança, declamação e interpretação de poemas. Todas essas atividades fazem parte da Mostra Cores e Linguagem que tem como objetivo descobrir novos talentos.

Esse ano, a mostra aborda o tema “Roraimando: música, poesia e arte” e será realizado nesta sexta-feira (11) às 18h30, no Parlatório e no auditório Alexandre Borges da UFRR.

De acordo com a coordenadora Pétira Maria, o evento é composto pelos resultados dos trabalhos desenvolvidos no Colégio de Aplicação da Universidade e se concentra nas áreas de Artes e Linguagens do conteúdo curricular da unidade.

“O projeto revisita os aspectos simbólicos que caracterizam o imaginário roraimense. Assim, os resultados apresentados são respostas aos contatos e reflexão com roraimenses, roraimados, mitos, contos e materiais plásticos característicos da região”, relatou.

Na programação, também haverá painéis organizados pelos próprios alunos e a participação do grupo de teatro do SESC.

“Os objetivos propostos do Projeto “Roraimando: música, poesia e arte” são integrar os participantes na troca de experiências entre as áreas de conhecimento, estimulando o fazer artístico, literário e a pesquisa no Ensino Médio e Fundamental”, relatou a professora.

A exposição reúne trabalhos de Artes dos alunos que criaram releituras baseando-se em obras de artistas consagrados. De acordo com a professora, a partir de propostas apresentadas em sala de aula, um mundo de significados estéticos foi surgindo. O resultado foi: “alunos capazes de dar um novo significado ao que aprenderam; competentes e dispostos a construir uma nova semântica artística com seus repertórios e suas experiências em classe”, detalhou a professora.

O Projeto Cores e Linguagem Visual é uma iniciativa de um grupo de professores, artistas, alunos, psicopedagogos, psicólogos e da comunidade escolar. “Este projeto pretende promover os resultados e processos do ensino-aprendizagem com e nas disciplinas de Arte, Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira a partir de experiências no campo da multidisciplinaridade”, complementa.

Serviço
“Roraimando: música, poesia e arte”
Data: 11 de novembro de 2016
Hora: 18h30min
Local: Parlatório Universidade Federal de Roraima