Cultura

Mostra exibe filmes para celebrar o Dia Mundial do Refugiado

A entrada para os filmes é gratuita e eles estão sendo exibidos no Teatro Jaber Xaud

O Dia Mundial do Refugiado será lembrado com a mostra de filmes “Olhares sobre o Refúgio”. Durante quatro dias, serão exibidos títulos inéditos e outros já consagrados pela crítica a partir dessa quarta-feira (20), até sábado (23). As sessões são gratuitas e ocorrem no Teatro Jaber Xaud do Sesc a partir das 19 horas.

A principal atração da mostra é o documentário “Zaatari – Memórias do Labirinto”, selecionado para a 23ª edição do Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade”, realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo em 2018. Intenso e surpreendente, o filme lança luz sobre a pior crise migratória na história da humanidade desde a Segunda Guerra Mundial: o conflito na Síria. A obra acompanha a busca de sírios por uma nova vida, em um dos maiores campos de refugiados do mundo, na Jordânia.

O documentário é uma coprodução internacional ‘Grifa Filmes’ e ‘Nós’, com Gebrueder Beetz Film produktion, Globo Filmes, Globo News, Canal Brasil e os canais ZDF/Arte, da Alemanha. A direção é de Paschoal Samora.

Outra coprodução Brasil-Alemanha que integra a programação é “Exodus: De Onde Eu Vim Não Existe Mais”. O filme apresenta a realidade de países como Sudão do Sul, Myanmar, Argélia e Togo e tem narração de Wagner Moura. Já “Ivan”, de Guto Pasko, retrata o reencontro de um homem que viveu 68 anos como refugiado com parentes e amigos em seu país de origem.

As sessões fazem parte das atividades da Agência da ONU (ACNUR) para comemorar o dia mundial dos Refugiados. Além de Boa Vista, a Organização das Nações Unidas também promoverá um festival cultural em Manaus. O festival de cinema é fruto de uma parceria com a Caritas Manaus, o centro cultural Casarão de Idéias e o SESC Roraima.

A mostra “Olhares sobre o Refúgio” também acontece em Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A programação completa está disponível no site..

Sobre o Dia Mundial do Refugiado – Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é comemorado em 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para o ACNUR, a data é uma oportunidade para celebrar a coragem, a resistência e a força de todos os homens, mulheres e crianças forçados a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos, perseguições e graves violações dos direitos humanos. Em busca de proteção, estas pessoas deixam tudo para trás – exceto a esperança e o sonho de um futuro mais seguro.

Programação

“Zaatari – Memórias do Labirinto”

Data: 20/6, às 19h –

“Era o Hotel Cambridge”

Data: 21/6, às 20h

“Exodus, de onde eu vim não existe mais”

Data: 22/6, às 20h

“Ivan”

Data: 23/6, às 20h

Serviço

Mostra de cinema “Olhares sobre o Refúgio”

– em celebração ao Dia Mundial do Refugiado

Data: 20 a 23 de junho de 2018

Hora: 19h ou 20h

Local: Sesc Boa Vista – R. João Barbosa, 143 – Mecejana

Entrada franca

Publicidade