Polícia

Motociclista perde a perna ao sofrer grave acidente ao tentar ultrapassagem

Mecânico que pilotava a moto sofreu graves ferimentos e, no hospital, médico decidiu pela amputação da perna esquerda

Os casos de violência no trânsito continuam sendo rotineiros no Estado, tanto nas rodovias quanto na sede dos municípios. No começo da noite de domingo, 11, o motociclista Andersandro Pereira da Silva, de 36 anos, sofreu um acidente grave no trecho norte a BR-174, após a tentativa de uma ultrapassagem. Ele bateu na parte lateral de um caminhão e teve lesões nos membros do lado esquerdo do corpo. Ao passar por cirurgia no Hospital Geral de Roraima (HGR), teve a perna amputada.

O mecânico trafegava em uma moto de alta cilindrada, modelo Yamaha XT 600, de cor preta. Com o impacto, o veículo ficou parcialmente destruído. De acordo com a esposa da vítima, Solimar Alves, o acidente aconteceu quando o marido retornava da região do Passarão, na zona rural, onde uma tia tem um sítio, mas não a encontrou e decidiu voltar para Boa Vista. Quando estava no trecho que compreende o loteamento Monte Cristo e a ponte do Rio Cauamé, tentou fazer uma ultrapassagem e colidiu com um caminhão.

“Ele foi ultrapassar dois carros que já estavam em alta velocidade, mas ele perdeu o controle na curva quando viu que um carro que vinha em sentido contrário, tentou voltar para a faixa, mas não conseguiu evitar o acidente. Pelas características, ele bateu na lateral do caminhão porque quebrou a perna e estraçalhou o cotovelo, comprometendo o lado esquerdo”, explicou a esposa.

Andersandro foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao HGR. “Assim que aconteceu o acidente, ele pediu que uma moça me ligasse e eu fui imediatamente para lá, inclusive fui eu quem acionou o Samu, porque as pessoas não estavam conseguindo. Ele ficou consciente o tempo todo e, quando cheguei ao local, já estavam fazendo a imobilização para removê-lo ao Pronto Socorro”, explicou Solimar.

Quando deu entrada na unidade de saúde, o homem ferido foi avaliado, passou por exames, incluindo um raio-x dos membros lesionados, para saber a gravidade das fraturas. Depois os médicos conversaram com a família sobre a possibilidade de amputação da perna esquerda. Quando foi encaminhado ao centro cirúrgico, a equipe médica fez uma nova avaliação e uma limpeza no local do ferimento exposto na perna. “O médico encontrou pedaços de mato e muita terra dentro da perna. Não tinha como fazer ligação dos tendões e outras partes rompidas. Aí ele comunicou à família que teria que amputar porque correria o risco de contrair uma bactéria e perder a perna toda”, destacou a esposa da vítima.

A família relatou que Andersandro consentiu em fazer a cirurgia. “A única coisa que ele pediu do médico foi que me informasse sobre a decisão. Eu entrei em crise, não aceitei no primeiro momento, mas o médico disse que era a única forma, então acabamos aceitando. O pai, a mãe, todos concordaram, mesmo causando um incômodo, que é normal”, esclareceu.

Os procedimentos cirúrgicos no braço e na perna foram realizados e, segundo a esposa, a vítima foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas já foi transferido para um leito ontem. Não tem data para receber alta do hospital. (J.B)