Cotidiano

Movimentos protestam contra privatizações e efeitos de reforma trabalhista

A CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e o Sitram (Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista) realizaram na manhã desta sexta-feira, dia 22, uma manifestação em Roraima, que também foi promovida nacionalmente, com o nome de “Primavera de Lutas”, em frente a sede do Sitram, na Avenida Princesa Isabel, bairro Santa Teresa, zona Oeste de Boa Vista. 

Integrantes do manifesto realizaram panfletagem para motoristas e pedestres que passavam pela na Avenida Princesa Isabel. A ação segue uma agenda nacional das centrais na luta pela retomada do crescimento e em defesa do emprego.

Conforme a presidente do Sitram, Sueli Cardozo, a escolha visou descentralizar as manifestações, que costumam ser realizadas sempre no Centro de Boa Vista, além de com isso, estar mais próximo de trabalhadores que saem da zona Oeste para o trabalho.

“O objetivo de fazer uma panfletagem em frente ao Sitram foi de chegar mais perto do trabalhador e levar informações que provoquem reflexão sobre a atual conjuntura política sem precisar atrapalhar o fluxo de quem estava passando”, explicou.

Em nível nacional, as principais reivindicações apontadas pela ação são: o fortalecimento de bancos públicos federais (Caixa Econômica e Banco do Brasil), repulsa a privatização de parte dos patrimônios da Petrobras e Eletrobras, e ampliação de investimentos em setor produtivo nacional.

No caso de Roraima, a líder da Central de Trabalhadores do Brasil em Roraima, Lucinalda Coelho, apontou o aumento do número de desempregados em Roraima. “No 1º trimestre de 2017, tivemos a maior taxa de desocupação da história, com 10,3%, segundo a pesquisa realizada pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. Isso equivale a quase 21 mil pessoas sem trabalho em todo o Estado, com 15 mil na Capital. O pior é que a maioria é composta por mulheres com idade entre 18 e 39 anos.”, destacou.

Motorista de táxi-lotação há cinco anos, Antônio Erbson, passou pela manifestação e também protestou. Ele disse sofrer com os constantes aumentos no preço da gasolina. “É horrível ter reajuste no preço da gasolina constantemente. Para gente que trabalha com transporte público é complicado, além de tudo são ruas quebradas, muitos buracos e nós pagamos muitos impostos”, lamentou.

PRIMAVERA DE LUTAS – É uma movimentação que é realizada em âmbito nacional, organizada entre diversas centrais sindicais, como a CSB (Central de Sindicatos do Brasil) e a CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). O dia escolhido, 22 de Setembro, marca o primeiro dia da primavera no hemisfério Sul do globo. Segundo a líder Lucinalda Coelho, em relação a Roraima, que só tem duas estações, o nome do ato simboliza um momento de renovação, por ser um período com dias mais longos. (P.B)