Política

Mozarildo Cavalcanti recebe Comenda Orgulho de Roraima, na Assembleia

A primeira sessão ordinária de 2017 da Assembleia Legislativa de Roraima, na manhã desta quinta-feira, 16, foi marcada pela entrega da Comenda Orgulho de Roraima ao ex-senador Mozarildo Cavalcanti. A homenagem foi indicação do presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), e do 1º vice-presidente, deputado Coronel Chagas (PRTB).

A sessão foi transformada em Comissão Geral para entrega da comenda a Mozarildo, o qual relembrou um pouco da sua trajetória política. “Quando fui eleito pela primeira vez a deputado federal, éramos Território Federal e minha grande luta foi transformar Roraima em Estado. Resolvi me candidatar e tive a honra de ser o autor da proposta de transformar Roraima em Estado”, recordou. Ele contou ainda sobre a criação dos poderes Legislativo e Judiciário como frutos dessa transformação. “Eu me sinto muito feliz em ver a Assembleia, depois de todos esses anos, funcionando, trabalhando em benefício do povo, e isso me leva a ter sempre essa grande lembrança”.

Mozarildo Cavalcanti foi o primeiro roraimense formado em Medicina e um dos fundadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Escola Técnica, hoje o Instituto Federal de Educação de Roraima. “Nessa parte institucional o Estado avançou muito, dando oportunidade ao povo de ter acesso à Justiça, de falar com seus representantes aqui”, frisou.

Para que o Estado consiga mais avanços, segundo ele, o Executivo Estadual teria que apresentar um plano de ação para tirar Roraima da chamada economia do contracheque. “Porque o contracheque não dá para todo mundo e termina que fica um Estado meio fictício. Então, precisa que o Governo do Estado use todos os seus meios para ter um planejamento e uma execução desse planejamento”, frisou.

Conhecedor da história de Roraima, Mozarildo Cavalcanti citou maneiras de fazer com que o Estado desenvolva a economia como, por exemplo, a produção de grãos e o fomento à pecuária.

DEPUTADOS – O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, lembrou os momentos marcantes na vida pessoal e política com o ex-senador, alguns deles histórias contadas pela mãe, na infância. “Eu, particularmente, gosto de pensar no senador Mozarildo Cavalcanti como o homem que trouxe para Roraima a possibilidade dos nossos filhos cursarem o ensino superior em uma universidade pública federal forte e consolidada”, afirmou.

O vice-presidente, Coronel Chagas, ressaltou a contribuição do homenageado ao desenvolvimento local. “É um homem que tem a sua vida dedicada ao Estado de Roraima, quer seja como um professor, como médico, como servidor, como político. Trouxe muitas conquistas para Roraima, a começar pelo seu trabalho como médico e atuação como deputado constituinte”, realçou.

O deputado Joaquim Ruiz (PTN) parabenizou todos os colegas pela aprovação da Comenda e afirmou que sua amizade com o ex-senador tem mais de 40 anos. “Talvez aqui, dos parlamentares, eu seja o único a conhecer a história viva desse político que orgulha Roraima, um homem íntegro”. Ele lembrou momentos vividos durante a ditadura militar, as lutas para trazer ao Estado o acesso à Educação Superior e Técnica. E afirmou que a história de Cavalcanti é um legado para as próximas gerações.