Política

Mozarildo defende mobilização para criação de novo cenário político

Conforme o ex-senador, eleitor precisa entender o seu papel no momento da escolha dos candidatos e eliminar práticas irregulares, como a venda dos votos

O ex-senador Mozarildo Cavalcanti foi o convidado do programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, 12, para debater sobre o cenário político a nível nacional e especialmente em Roraima, em razão da proximidade das eleições de 2018. O senador acredita que é essencial a mobilização e criação de um novo cenário político no Estado para evitar o descontentamento da sociedade e defendeu a ideia de limitação do número de reeleições.

“Eu não acho que deveria haver reeleição para o Poder Executivo, nos cargos de presidente, governador e prefeito. Poderia haver um aumento do mandato para cinco anos, mas sem reeleição. Como também, os parlamentares também deveriam ter direito somente a uma reeleição e não como no Senado e na Câmara, que se elegem eternamente”, afirmou o ex-senador.

Uma das avaliações do ex-senador foi em relação ao papel do eleitor na hora de escolher o candidato que melhor lhe representa e saber a fundo as suas propostas e seu histórico político. “O eleitor tem que compreender que é ele que muda e não alguém que se apresenta que pode fazer mudanças. Ele tem que olhar para o candidato. Se esse candidato tem realmente um passado de honestidade, se não se envolveu em roubalheira, se tem uma vida íntegra e, principalmente, se ele está preparado para o cargo”, avaliou.

Outra situação levantada por Mozarildo foi em razão das práticas políticas irregulares, como a promessa de benefícios em troca do voto. “O eleitor tem que se conscientizar. O eleitor que vende o seu voto não pode mais reclamar depois. Tem que votar contra, tem que ter consciência disso”, comentou.

CENÁRIO LOCAL – Em relação a Roraima, Mozarildo acredita que se aproxima o momento da mudança da política atual do Estado e salientou que uma forma de alterar o cenário local seria a formação de diferentes ideais.

Por conta disto, o ex-senador informou que está mobilizando um grupo político com o objetivo de trazer inovações. “Acho que é chegada a hora de fazer uma mobilização diferente. Por exemplo, estamos conversando com um grupo de amigos, com empresários, com profissionais liberais, com funcionários públicos, com estudantes, para nós sairmos com novas propostas. Não só nome diferente, mas propostas diferentes, para que se faça de Roraima realmente um estado democrático, haja revezamento no poder e seriedade no trato do dinheiro público”, afirmou.

“Nós estamos conversando com todos os setores. Um setor que, por exemplo, que fica à margem de tudo, como é o empresariado local. Estamos conversando com médicos, advogados, economistas, para formamos um grupo que tenha como proposta governar Roraima com seriedade”, disse Mozarildo.

O ex-senador, que atualmente está sem partido, após saída do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), não descartou uma possível candidatura ao Governo do Estado. “Eu garanto que eu vou estar na política, participando, mobilizando e poderia ser candidato dependendo do grupo, das pesquisas que nós fizermos. Eu entendo que eu tirei as chuteiras já que não me reelegi, mas não as pendurei. Elas estão lá prontas, se for o caso, para calçá-las novamente”. (P.C)