Cotidiano

Mucajaí recebe aprovação do Selo Unicef 2016

Outros quatro municípios do Estado também tiveram aprovação entre as várias cidades inscritas na região Norte

O município de Mucajaí, na região Centro-Oeste do Estado foi mais uma das localidades da região Norte do País agraciadas pelo Selo Unicef Município Aprovado (2013-2016). Com isso, sobe para cinco o número de cidades roraimenses certificadas pela entidade.

O Selo Unicef leva em consideração os indicadores sociais dos municípios que desenvolvem intensas atividades direcionadas a melhoria  da qualidade de vida de crianças e adolescentes

Para conquistar o Selo nesta edição, o Prefeito do município, Josué Matos, aderiu a iniciativa, nomeando um articulador para auxiliar nas perspectivas de desenvolvimento da metodologia proposta pelo Unicef.

Em todo Brasil, os Municípios que serão certificados, alcançaram os resultados mais significativos referentes aos indicadores das áreas de participação social, educação e saúde, além, de cumprir as várias etapas preconizadas pelo selo como realização de dois FÓRUNS comunitários, formação de um comitê intersetorial e elaboração de um plano de ação municipal, com objetivos e metas a  serem executadas visando a garantia de direitos  de crianças e  adolescentes.

Segundo a metodologia do Selo UNICEF, os ganhadores da edição são aqueles municípios que alcançaram ou superaram os resultados de um grupo de Municípios com características semelhantes. Os municípios que não atingiram suas metas ao longo da metodologia aplicada pelo Selo, mas, que realizaram todas as etapas do selo também receberão certificados de reconhecimento pela participação.

“Estamos extremamente orgulhosos é a primeira vez que o Município de Mucajaí participa efetivamente realizando todas as etapas do SELO, passamos por diversas etapas e buscamos trabalhar com foco na intersetorialidade, consideramos uma grande conquista para o nosso município, pois, além de ser um reconhecimento único, fortalecerá a gestão local, a participação social e fundamentalmente a garantia de direitos de  nossas crianças e adolescentes”. Disse a Secretária Municipal de Assistência Social, Leila Mendes.

O anúncio oficial e a cerimônia de certificação serão realizados no dia 01 de dezembro, no Palácio Senador Hélio Campos, sede do Governo do Estado. Além de Mucajaí, serão agraciados com o selo os municípios de Boa Vista, Rorainópolis. Caracaraí e Amajari.

Com informações da Prefeitura de Mucajaí.