Polícia

Mulher cai no golpe da venda de veículos aplicado por estelionatário

Na noite da quinta-feira, 26, uma autônoma, moradora do bairro Professora Araceli Souto Maioir, na zona Oeste, procurou o Plantão Central do 5º DP para comunicar que foi vítima de um golpe aplicado por um estelionatário, que se passou por funcionário do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para vender veículos abaixo do preço e enganar os compradores.

Ela relatou, durante a elaboração do Boletim de Ocorrência (B.O), que o indivíduo se identificou como “Paulo do Detran” e lhe ofereceu vários veículos pelo WhastApp a fim de que a vítima escolhesse um para negociação. A mulher disse que fechou negócio numa motocicleta que custaria R$ 2 mil.

O criminoso orientou que ela depositasse a metade do valor em uma conta para que em seguida o veículo fosse entregue em sua residência. Sem desconfiar de nada, a vítima foi até a agência bancária e efetuou o depósito.

Depois de comprovar para o indivíduo a transação bancária, foi bloqueada no aplicativo de mensagens, momento em que se deu conta de que tinha caído num golpe. Ela tentou por inúmeras vezes fazer contato com o estelionatário, mas as mensagens não foram respondidas, nem as ligações atendidas.

Um delegado de Polícia Civil informou que a mulher não é a primeira vítima do mesmo criminoso e aconselha que ninguém faça negociações pela internet. “É um risco iminente de sair da história como vítima. Quem quiser comprar seu veículo deve fazer isso de maneira confiável. Vá até o vendedor, conheça o produto, pesquise a placa para saber se a situação do veículo é regular, não deposite nada antes de fechar o negócio e nem acredite na palavra de ninguém. O mundo está cheio de gente que usa a esperteza para praticar crimes”, alertou.

A polícia deve iniciar investigação com o objetivo de chegar ao autor dos crimes. Outras vítimas devem procurar um Distrito Policial para fazer o registro da ocorrência. (J.B)