Polícia

Mulheres fogem de abordagem policial e vão parar na delegacia

Uma delas declarou que fugiu pois os policiais civis estavam encapuzados num veículo escuro e imaginaram que seriam criminosos

Por volta das 23h desta quarta-feira, 14, duas mulheres foram conduzidas à Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial após desobedecerem à ordem de parada da polícia, que fazia diligências em busca dos suspeitos da morte do policial civil Joseilton Macedo Menezes, 35, morto horas antes por dois elementos que transitavam em uma moto e atiraram contra ele, que estava sentado em frente à sua residência.

O caso resultou em uma perseguição. O veículo era ocupado pelas mulheres na rua Nicarágua, no bairro Cauamé, zona Norte, onde  policiais faziam abordagens, a veículos e a pessoas suspeitas que transitavam pelas ruas, a fim de dar andamento às investigações para chegar ao paradeiro dos autores do homicídio.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a guarnição terminava uma abordagem quando o veículo Fiat Siena, de cor banca, com vidros completamente escuros, ao avistar que foi seguido pela viatura, empreendeu fuga em alta velocidade. O acompanhamento foi feito por diversas ruas, inclusive os policiais afirmaram que mostravam, a todo instante, os distintivos e davam ordens de parada.

Como o veículo não parou, um dos policiais civis decidiu atirar nos pneus, um traseiro e um dianteiro, momento em que o carro parou, saindo do interior do automóvel duas mulheres alteradas, dizendo que não pararam porque pensavam que o policiais seriam bandidos. As duas são acusadas de dificultarem a revista no veículo. Uma delas teria tentado intimidar a equipe fazendo ligações para pessoas que julgava serem influentes.

Diante dos fatos, elas foram conduzidas ao Plantão Central. Em depoimento, uma delas declarou que acelerou o carro ao perceber que os policiais civis estavam encapuzados num veículo escuro e imaginaram que seriam criminosos e fugiram temendo ser atacadas. Elas disseram que estavam no bairro para visitar uma amiga, o que acabou não acontecendo.

Depois que as oitivas foram encerradas, ambas foram liberadas. A recomendação da polícia é que em nenhuma circunstância as pessoas devem tentar fugir das abordagens, que servem até mesmo para separar pessoas de bem dos bandidos. (J.B)