Entretenimento

Mulheres ocupam vagas antes dominadas por homens

As mulheres estão preenchendo cada vez mais postos de trabalho antes ocupados por homens

Há quem acredite que determinados empregos devam ser executados somente pelos homens, mas as mulheres já provaram o quanto esse conceito é ultrapassado. A realidade é que elas estão cada vez mais indo à luta, em busca de posições de destaque.

Uma delas é Maria Loureto, mãe de cinco filhos. Há 12 anos ela deixou de ser uma simples dona de casa para seguir o sonho de ser motorista.

Contrariando a opinião de muitas pessoas, Maria foi à busca de emprego em uma empresa de terraplanagem onde teve a primeira oportunidade. “Me disseram que só tinha vaga para dirigir caçamba e como eu já possuía carteira AD pedi para fazer o teste de direção e passei, desde então já dirigi microônibus, van, ambulância e hoje trabalho como motorista de uma rádio. Sou muito feliz com a profissão que escolhi e dirijo melhor que muito homem”, contou.

Pouco tempo atrás a engenharia era vista como um campo de atuação masculina. Os tempos estão mudando e a presença feminina também está cada vez maior nessa profissão.

Tocar uma obra, comandar centenas de homens têm sido a rotina de Yasmilla Carramillo, engenheira civil da Secretaria Estadual de Infraestrutura, que hoje se divide entre a carreira profissional e a de mãe. “É complicado para nós como mulheres assumir uma responsabilidade perante uma sociedade que ainda é muito machista, todo dia sofremos preconceito, mas eu encaro numa boa, busco fazer o melhor em tudo”, destacou.

Na educação é cada vez mais crescente o número de mulheres. Na Univirr (Fundação Universidade Virtual de Roraima), por exemplo, essa realidade não é diferente. Dos 196 funcionários da instituição, 109 são mulheres.

Os cargos ocupados por elas são variados: vai desde apoio administrativo, até a reitoria da Universidade que tem uma mulher no comando, a reitora Júlia América Vieira. Nos cursos de graduação e especialização oferecidos pela Univirr, as mulheres também são maioria.

A chefe de gabinete, Virlandia Lacerda, se diz realizada, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. “Eu acho muito tranqüila essa rotina de ser mulher, ser mãe e profissional, isso faz parte do nosso dia a dia, e temos que além de tudo, aproveitar a vida da melhor maneira. Devemos nós mesmas enxergar a vida de outra forma e vermos que somos capazes, pois essa é a essência feminina”, destacou.

Quem também se dedica ao trabalho e à família é Silvia Souza, coordenadora de Centro Multimídia do governo. Formada em Letras, ela se desdobra para cuidar dos filhos, marido e da vida profissional. “Temos múltiplas tarefas e temos que dar conta de tudo, isso é ser mulher, ser forte, ser guerreira, sem deixar de cuidar de si”, enfatizou.