Cotidiano

Município de Uiramutã está totalmente isolado

Duas pontes localizadas ao longo da RR-171, que dão acesso a todas as comunidades, inclusive à sede do município, estão interditadas

A situação do município do Uiramutã, na região Norte de Roraima, tem piorado a cada dia. A localidade está totalmente isolada porque duas pontes localizadas ao longo da RR-171, que dão acesso a todas as comunidades, inclusive à sede do município, estão interditadas.

Sem manutenção periódica as pontes sobre o igarapé Urucuri, a 70 km da sede, e a do igarapé do Salgado, que dá acesso a todas as comunidades, não suportaram o peso das fortes chuvas.

Nas imagens é possível ver até o carro do Corpo de Bombeiros parado próximo à cabeceira da ponte sem poder passar. A última manutenção que a ponte do Urucuri recebeu foi feita pelo Exército.

A situação ainda é mais agravante porque neste momento tem seis pessoas doentes necessitando de remoção urgente para Boa Vista, para serem atendidas em unidades de saúde de média e alta complexidade.

Sem estrada e sem os voos da empresa Paramazônia, que estão suspensos, tem paciente que corre o risco de perder a perna, outra que está em crise por conta de uma apendicite, dois bebês prematuros necessitando de cuidados especiais, e duas mulheres em serviço de parto, que também precisam de atendimento mais especializado.

Os moradores não sabem mais a quem recorrer, uma vez que a Prefeitura do Uiramutã vem tentando desde o início do inverno rigoroso a remediar a situação, usando maquinários pesados e a força dos homens e mulheres da comunidade, realizando consertos paliativos.

A falta da rodovia está interferindo também no transporte coletivo, uma vez que os ônibus que saíram de Boa Vista com destino ao Uiramutã não puderam continuar a viagem, assim como caminhões com carregamento de gás de cozinha e com alimentação em geral. O município está ficando desabastecido de gêneros alimentícios básicos.