Polícia

Municípios da fronteira receberão reforço para combater tráfico

Bonfim, Rorainópolis, Normandia, Caracaraí e Pacaraima deverão ser contemplados com plano estadual integrado

Em coletiva realizada na manhã de ontem, 5, a secretária estadual de Segurança Pública, delegada Haydée Magalhães, informou que um plano estadual integrado está sendo criado para combate ostensivo ao tráfico de drogas e armas em municípios de fronteira com outros estados e países.

De acordo com a secretária, o plano estadual integrado irá contemplar municípios que fazem fronteira com a Venezuela, Guiana e o estado do Amazonas. O objetivo é trazer efetivo para o estado que possa atuar no impedimento da entrada de armas, drogas e produtos contrabandeados em geral.

“O plano estadual já foi debatido e está em Brasília para avaliação. Possuímos uma comissão permanente que está lá para que haja reformulações e sejam demonstradas as principais necessidades. Municípios de fronteira, como é o caso de Bonfim, Rorainópolis, Normandia, Caracaraí e Pacaraima, serão contemplados com o plano. Em especial, queremos reforçar a Vila Jundiá, que faz fronteira com o Amazonas, e é um ponto de grande circulação de tráfico”, contou.

O plano vem como uma forma de desdobramento da operação “Esforço Integrado”, realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, em 11 estados de fronteira do Brasil, de 25 a 30 de junho. Em Roraima, a operação ocorreu em Pacaraima, no dia 29, e contou com a participação de diversos órgãos de segurança e fiscalização, tais como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira.

Ao todo 570 pessoas foram abordadas e 14 foram conduzidas a delegacias para averiguação. Ninguém foi preso. Os quatro pontos de atuação foram a barreira da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), a rodoviária do município, a rua Suapi, considerada o principal ponto de venda de drogas na sede de Pacaraima, e a rua Brasil, local de maior atividade comercial na cidade.

“Essa operação é fruto de planejamentos nacionais que ocorrem desde abril. Escolhemos o dia 29 como o dia de atuação em Roraima por ser feriado e próximo ao fim de semana. Cada estado planejou a execução dependendo de sua necessidade. Havíamos planejado cinco pontos, mas devido às chuvas, tivemos que ficar com apenas quatro”, explicou.

Haydée também mencionou a importância do plano estadual integrado de proteção de fronteiras em meio à atual crise migratória venezuelana. Na sua fala, a secretária critica a falta de atuação do governo federal em meio a tal problemática e ressalta a importância do plano. “Essa ação deu um reforço muito grande nas investigações da Polícia Civil em Pacaraima. Ela vem sofrendo bastante devido à migração venezuelana, que fez a criminalidade por lá disparar. Isso fez com que o efetivo de lá ficasse sufocado com tantas demandas. (…) Nossa estrutura é muito deficiente para essa migração, e não recebemos nenhum recurso federal para ajudar nesse problema. Estamos precisando desse plano, mais do que nunca, porque nossa população no estado cresce de forma muito repentina”, ressaltou. (P.B)