Cotidiano

Municípios vão reforçar cobertura de pólio a partir de agosto

A campanha de imunização vai englobar também o sarampo, que também tem apresentado queda na procura por vacinas

Em razão da queda de cobertura vacinal contra a poliomielite (paralisia infantil) e outros agravos até então erradicadas no país, o Ministério da Saúde (MS) decidiu programar para o próximo mês a realização de uma campanha de vacinação em todos os municípios do país. 

Em Boa Vista, a Prefeitura da capital já definiu o seu cronograma de ações. A campanha já começa a partir do dia 6, estendendo-se até o dia 31. Já o ‘Dia D’ de imunização foi confirmado para o dia 18. Todas as 34 unidades básicas de saúde estarão ofertando a vacina, no período matutino e vespertino.

Ainda segundo a Administração Municipal, haverá a montagem de salas de vacinação na sede do programa Família Que Acolhe (FQA), nos dois shoppings da cidade e em algumas escolas municipais.

Sobre os dados de cobertura vacinal para a doença, os últimos levantamentos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontam queda acentuada na procura pela vacina na capital. Em 2017, a cobertura era de 85,54% e este ano está em apenas 39%. 

Juntamente com a pólio, a Prefeitura também vai reforçar a proteção contra o Sarampo. Em 2017, a cobertura vacinal no município foi de 86,77% na primeira etapa e 89,25% na segunda etapa. Ainda não há informações dos dados deste ano.

A meta para este ano é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade contra a Pólio e de 6 meses a 14 anos contra o sarampo.

A FolhaWeb também entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para saber o quantitativo de doses que deverão ser repassadas pelo MS ao Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), órgão responsável pela distribuição as vacinas aos municípios. Ainda estão aguardando a definição da quantidade que será destinada para Roraima.

SOBRE AS DOENÇAS
 – Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Ela está erradicada do país desde a década de 90, entretanto, a possibilidade de reintrodução da doença por conta dos casos suspeitos registrados na Venezuela colocaram as autoridades brasileiras em alerta, uma vez que com a crise no país vizinho, muitos de seus cidadãos estão buscando refugio por meio da fronteira com Pacaraima.

Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. O poliovírus pode ser  transmitido por meio do consumo de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto com uma pessoa infectada. 

Já o sarampo é transmitido por meio do Morbillivirus e é considerada uma das enfermidades que mais resultam em mortalidade infantil. O último caso registrado no Brasil foi em 1991, sendo também uma doença já erradicada. 

Seu contágio ocorre por vias aéreas e também pelo contato de pessoas não infectada com a secreção de paciente enfermo. Costuma manifestar no doente quadro de febre, seguido de tosse, coriza ou conjuntivite, além do aparecimento de manchas avermelhadas na pele. 

Assim como a pólio, sua única forma de prevenção é por meio da vacinação. Vale destacar que ambas as doenças já constam no calendário nacional de vacinação.