Cultura

Música de Silvan Galvão homenageia ritmos e sabores da cultura paraense

O percussionista, cantor e compositor paraense Silvan Galvão se apresenta nessa quinta-feira (15) na Casa do Neuber a partir das 22 horas

Grande representante da cultura e da música paraense, Silvan Galvão se apresenta nessa quinta-feira (15) na Casa do Neuber a partir das 22 horas.

A noite será marcada pela mistura de culturas do Pará e Roraima. Na cozinha, sabores de ambos os estados. A famosa e tradicional damurida do Neuber (que é por conta da casa) se une ao tacacá e ao pastelzinho de jambú, além da paçoca de carne de sol e outros quitutes.

O artista mora no Rio de Janeiro, onde lidera movimentos culturais nortistas através de encontros regados a ritmos tipicamente amazônicos, como carimbo (recentemente reconhecido como patrimônio cultural brasileiro), lundu, toadas de boi, siriá entre outros.

O show faz parte da turnê de lançamento do álbum “Tambores que Cantam” (que conta com as participações mais do que especiais de Pinduca, Xangai, Nilson Chaves, Sebastião Tapajós, Mestre Solano, Dona Onete e Patrícia Bastos; além de uma canção composta, especialmente para este trabalho, por Dona Onete).

“A experiência de ver e ouvir o Silvan é a certeza da alegria que remete ao ver ‘botos’ que dançam cortejando moças de saias rodadas”. Por onde passa, ganha o ar de cosmopolita, pois quando o artista e sua banda iniciam o espetáculo, um pedaço do Pará e sua maravilhosa cultura podem ser vistos sem a necessidade de viajar milhares de quilômetros. É sensacional ouvir os batuques do Silvan. Nossas raízes todas entrelaçadas em sonoridades amazônicas contagiantes”, ressalta a coordenadora do evento, Carolina Uchôa. O repertório inclui canções próprias e também sucessos de outros artistas do norte.

BazaRRTe

Durante o ano, o espaço cultural promoveu diversas exposições individuais de artistas plásticos que nasceram e ou residem em Roraima. Cada exposição ocupou o local duramente um mês ou mais.

Devido ao sucesso da iniciativa, a Casa lança, este mês, o BazaRRte. “Um encontro com o objetivo de brindar às artes plásticas – que vêm ganhando força em nossa terra -, com obras de todos aqueles que ocuparam o espaço durante este ano. A novidade é que, além de proporcionar a interação entre os artistas, o BazaRRte visa viabilizar a compra de obras de artes através de preços acessíveis”, relatou Carolina.

Participarão desta edição do evento Vinícius Luge, Edinel Pereira, Ana Mendina, Eduardo Bríglia, Renato Josée Isaias Miliano. Mandalas, aquarelas, madeira, telas e outras expressões artísticas, tudo feito especialmente para a ocasião com preços populares.

Serviço
Show Silvan Galvão
Data: 15 de dezembro
Local: Casa do Neuber
Hora: 22 horas