Cotidiano

Na ONG ninguém fala sobre o assunto

A coordenação do local estava fechada e a recepcionista não tinha autorização para responder aos questionamentos.

A equipe da FolhaWeb esteve na sede da ONG dos Jesuítas localizada no bairro Liberdade na manhã desta terça-feira, 31 de julho, para tentar ouvir o responsável pelo vídeo.

Apuramos no local que ele seria um dos coordenadores e também advogado que representa a instituição.

Fomos atendidos pela recepcionista e ela informou que ele não se encontrava no momento e que ninguém no local estaria autorizado a comentar o assunto.  

Foi tentado ainda contato por telefone, mas as ligações não foram atendidas e nem retornadas.

O CASO – Em um vídeo que está circulando nas redes sociais, um homem que segundo informações preliminares seria integrante de uma ONG internacional, aparece dando orientações a imigrantes venezuelanos a como proceder em casos de ocupações irregulares de prédios localizados em Boa Vista. No vídeo ele fala.

“Quando ele descobre que a propriedade está ocupada, ele quer de volta, mas como ele pensou que poderia ter de volta? Chamando a polícia, isso não pode acontecer. Se o proprietário quiser a propriedade de volta ele terá que entrar na justiça e conseguir um mandado e quem faz a desocupação é um oficial de justiça”, ele detalha em tom de palestra aos imigrantes.

Durante as explanações ele fala ainda que se o oficial de justiça não estiver no processo de desocupação, o processo não pode acontecer e os ocupantes podem continuar no local e se for o caso, eles precisam chamar ajuda.

OUTRO VÍDEO – Em protesto as orientações polêmicas do vídeo em questão, um internauta que atua na administração de grupos de notícias por meio do aplicativo WhatsApp em Boa Vista, esteve também na ONG questionando os funcionários sobre apoio a invasão de propriedades privadas no Estado.

“Eles estão usando essa gente que veio para o Brasil trabalhar e buscar uma vida nova. Foi feito um vídeo que incentiva as pessoas a invadirem propriedades, não façam isso”, diz o trecho do vídeo feito pelo internauta no momento em que ele conversa com os imigrantes na recepção da ONG.