Cultura

Neuber Uchoa comemora aniversário com shows

Festa contará com participação de artistas locais

Nesta quinta o compositor Neuber Uchôa comemora seu aniversário com show coletivo e artes plásticas.

A festa contará com participações dos roraimeiras Eliakim Rufino, Zeca Preto, Bandas Bolivar Blues e Jamrock, Karana Das, Euterpe, Halisson Crystian, Aroma, Binho do Vale e Banda, Kiko Britez, George Farias, Serginho Barros, Alemão da banda Remela de Gato e muitos outros artistas e bandas amigos de caminhada musical.

Neuber Uchôa está completando “58 voltas ao redor do sol”. há 25 anos, o artista promove um show de aniversário aberto ao público. Nos últimos 4 anos, tem sido uma experiência diferente. O show é coletivo e ganhou muitas homenagens e surpresas.

Haverá ainda a participação do artista plástico Jaider Esbell. O índio macuxi fará sua homenagem com a vernissage. A exposição ficará durante fevereiro, na Casa e é composta por obras de duas coleções.

NEUBER UCHOA – Ele nasceu dia 23 de janeiro e costuma dizer que quando nasceu, não chorou, cantou. Todo ano, o cantor e compositor Neuber Uchôa, ícone da múscia do nosso estado, comemora seu aniversário fazendo o que mais gosta, entre amigos e público.

O artista começou a cantar aos 3 anos de idade, no programa do Jaber Xaud, que acontecia no Teatro Carlos Gomes. Desde então não parou mais. Aos nove começou a tocar violão em seu primeiro instrumento, confeccionado por seu avô.

Suas maiores referências são Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros nomes da música popular brasileira que o inspiraram em seu primeiro momento como compositor – podemos observar essa influência nas primeiras cançãos compostas por Neuber, aos 18 anos de idade – Ave ( que dá nome ao seu primeiro disco, em 1985) e Arrasta-te, gravada mais tarde, em seu segundo disco (o primeiro em parceria com o maior parceiro musical, Zeca Preto).

Pai de cinco filhos: Carolina Uchôa (produtora responsável pela Casa do Neuber), Jr. Caçari, Liber e Tauã Uchôa e a pequena Taura Dessana, fruto de seu casamento atual com a também cantora, Daméric.

O artista é declaradamente um apaixonado pela sua terra natal e pela cultura indígena, base fundamental para seu processo criativo e para a qual dedica toda sua obra, até hoje.

Em sua discografia tem 11 discos gravados, sendo 5 solos e 6 em parceria, principalmente com Zeca Preto e Eliakim Rufino – os três lideram o Roraimeira, importante movimento cultural que reuniu artistas de variados gêneros, no início dos anos 80 e que resiste até hoje, através do Trio. Para 2017 Neuber está cheio de projetos: um DVD, um CD Coletânea em parceria com Zeca Preto e uma coletânea solo (com as mais pedidas, tocadas e gravadas), além de surpresas que ainda não podem ser divulgadas.

Engajado e sempre a frente de seu tempo, Neuber abriu sua Casa há quase cinco anos para reunir público, amigos e artistas, dar oportunidade para novos talentos, construiu um palco onde o artista, principalmente de Roraima, tem espaço para mostrar seu trabalho.

A Casa do Neuber tornou-se um centro cultural de referência para muitos jovens artistas , bem como toda sua obra e atitude. São grafiteiros, artistas plásticos, músicos, poetas, atores, cineastas e gente comum, que aprecia arte e alegria. Muita gente já passou por lá.