Cultura

Neuber Uchôa reabre as portas de sua casa em novo espaço

Para o artista, Neuber Uchôa, a Casa do Neuber é mistura. “É um Caldeirão cultural. Casa de efervescências de pensamentos, arte, música e gastronomia”

O cantor e compositor roraimeira, Neuber Uchôa, mudou de endereço. A Casa do Neuber, antes no bairro São Vicente, agora está no São Francisco. O anfitrião explica que agora a casa tem proteção do Santo.

“Desde criança sou protegido por São Francisco, segundo meu avô, Nelson Galvão, conhecido rezador curandeiro. Agradeço a São Vicente pelas bênçãos de todos esses anos de Casinha, em seu bairro” relata.

Há cinco anos, o compositor abria sua residência para compartilhar de sua rotina, família, amigos, música e alegria com o público – que, segundo ele, é seu melhor exemplo de lealdade e amizade, em seus quase 40 anos de carreira.

“Tento retribuir o carinho que recebo do público à minha maneira, com o que mais gosto de fazer e dentro da minha maloca, lugar que mais gosto de ficar. Adoro receber gente, trocar boas ideias, cozinhar bater papo, tocar e cantar. Quero meu povo perto de mim – e vice-versa. Afinal, eu canto pra minha aldeia. E tudo que eu posso dizer pro mundo eu canto e toco” Salienta Neuber, usando frases de duas canções de sua autoria.

Casa do Neuber

Para o artista, a Casa do Neuber é mistura. “É um Caldeirão cultural. Casa de efervescências de pensamentos, arte, música, gastronomia, miscigenação, diversidade, família, criatividade.  Outros muitos artistas de Roraima também “vivem” aqui- seja na plateia, no palco, nas paredes e muros ou nos corações da família”, explica.

Ele explica que a necessidade da mudança chegou devido ao grande público. “O espaço já estava pequeno para tantas pessoas, ideias, projetos, sonhos, artes. A Casa nova é mais ampla, mais arejada e oferece mais conforto, sem perder a simplicidade”, disse.

As artes visuais e a música de Neuber Uchôa e de sua família de artistas foram destacadas, tornando o ambiente agradável e bonito de se ver. Outro toque de carinho para quem chega, é o verde: as plantas estão por toda parte, completando a ornamentação da Casinha, o que garante a sensação de bem estar, já que o espaço ao ar livre é maior.

Junto com o endereço novo, chegou também a necessidade de algumas mudanças de hábitos, como por exemplo: os horários de visitas e atividades.

“O local está aberto ao público a partir das 18h, todas as quintas (da tradicional damurida do Neuber, por conta da Casa) e sábados. Em ambos os casos, sempre uma surpresa gastronômica e musical. Há um amor declarado do anfitrião pela cultura regional, base fundamental para sua vida e obra. Mas, a pluralidade de Neuber Uchôa abre o leque da regionalidade para o Brasil e o mundo. “Toda forma de arte é bem vinda. Venha de onde vier, minha casa está aberta às variadas manifestações artísticas e de alegria, principalmente as que pulsem com o coração de suas raízes.”

O artista e toda a família desta Casinha têm outra paixão comum, exercitada no dia-a-dia: cozinhar. Portanto, a culinária é outro ponto forte do lugar. Comidinhas regionais, sucos naturais, chás, patês, tapiocas e outras gostosuras da nossa gastronomia estão presentes por lá.

De acordo com a produtora da Casa do Neuber, Carolina Uchôa, o espaço também está disponível para pequenos eventos corporativos e/ou cerimoniais.

“Estamos felizes com as possibilidades que esta mudança nos traz. Mas, ainda tem muito trabalho pela frente, uma vez que estamos em pleno processo de adaptação geral. E para que seja viável cada uma delas, temos consciência da importância de cada amigo e parceiro que frenquenta, curte nossas redes sociais, compartilha do mesmo pensamento ou que simplesmente nos acompanha de longe, como é o caso de muita gente que passa por aqui e volta pra sua terra com coisas boas pra contar e cantar. Então, nossa gratidão a todos e esperamos que vocês gostem da nova Casinha.”

O novo endereço: Rua Paulo Pereira 206 – São Francisco. (é a mesma rua do Ministério Público Federal).