Cotidiano

Nível das águas do Rio Branco deve permanecer acima da cota de alerta

Defesa Civil recomendou monitoramento intensificado em áreas de risco de Boa Vista e Prefeitura começou a retirar moradores do Beiral

A previsão hidrológica da Defesa Civil da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) indicou que o nível do Rio Branco deve permanecer acima da cota de alerta, que é de seis metros, nos próximos dias. Tendo em vista que as chuvas intensas devem se estender até o mês de agosto, a Sudam recomendou que a Defesa Civil em Boa Vista intensificasse o monitoramento nas áreas consideradas de risco para alagamentos, inundações e enxurradas.

Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do principal rio do Estado chegou a marcar 7,01 metros na tarde de quarta-feira, 27. Ainda assim, a previsão hidrológica da Sudam registrou que o nível pode chegar a marcar 7,33 metros até o final da semana. A ocorrência de chuvas em todos os dias do mês de maio foi a principal causa do aumento significativo dos afluentes do Branco: rios Tacutu, Uiramutã e Uraricoera.

Em um comparativo, o nível de 7,01 metros registrado encontra-se acima que o observado no mesmo dia de 2016, que foi de 5,83 metros. Na semana passada, a Folha divulgou o alerta da Defesa Civil da Sudam para perigo de inundação na Capital. O risco foi previsto em razão do aumento de chuvas intensas durante a segunda quinzena deste mês, principalmente nas sub-bacias dos rios Tacutu e Uraricoera, que exercem influência no regime fluviométrico em Boa Vista.

ELEVAÇÃO – No período de 9 a 15 de junho, a Defesa indicou o predomínio de níveis de elevação. Só nesse tempo, o nível do Rio Branco aumentou 2,31 metros, sendo que o dia 10 se destacou pelo aumento na proporção de subida de 66 centímetros em 24 horas. Até o momento, os níveis extremos do rio registrados foram de 5,07 metros no dia 16 de junho (máximo) e de 2,60 metros no primeiro dia deste mês (mínimo).
 
ESTADO – O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) confirmou as informações referentes ao Boletim de Alerta Hidroclimático da Sudam. A Defesa Civil do Estado informou que está monitorando os locais de risco. A Defesa Civil do Município já realizou a retirada de algumas famílias na região da área Caetano Filho, o Beiral, no Centro, nesta terça-feira, 27.

Conforme o governo, as informações mais detalhadas sobre a quantidade de famílias ainda não foram repassadas para a Defesa Civil Estadual. Informou “que está à disposição do órgão municipal, caso haja necessidade, o que ainda não foi solicitado”. (A.G.G)