Esporte

Nos pênaltis, Unitap vence Cootaf e é campeã do Torneio Intercooperativo de Futebol

A Cooperativa de Transporte Alternativo Intermunicipal de Pacaraima (Unitap) sagrou-se campeã da XVII edição do Torneio Intercooperativo de Futebol, Taça Tenente Carmélio Maia, ao bater, nos pênaltis, a equipe da Cooperativa de Transporte Intermunicipal de Alto Alegre (Cootaf). O jogo foi realizado neste domingo no campo do Clube JH Society, no bairro São Vicente.

Após vencerem os jogos iniciais e avançarem para a 2ª fase da competição, oito equipes disputaram o título: CAPAC (Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Caracaraí); UNITAP (Transporte Alternativo Intermunicipal de Pacaraima); COOMPAC (Moto táxi – Pacaraima) CTL (Táxi Lotação de Boa Vista); MINERAR (Garimpeiros e de Produtos Mínero Artesanal de Roraima); COOTAXI (Transporte Intermunicipal de Normandia); COOTAF (Transporte Intermunicipal de Alto Alegre; COOTAM (Transporte Intermunicipal de Mucajaí).

Na final, entre as cooperativas Unitap e Cootaf, a disputa foi acirrada e o placar de 1 a 1 no tempo normal levou a decisão para os pênaltis. Foi quando brilhou a estrela o goleiro da equipe de Pacaraima, que defendeu dois pênaltis e contou com a pontaria certeira dos jogadores para garantir o título à Unitap.

O evento promovido pelo Sistema OCB/RR (Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado de Roraima) busca formas de confraternização e atividades fora da rotina de trabalho. Ao todo, 12 cooperativas participaram da competição com equipes formadas por cooperativas de diversos ramos, composta por cooperados, trabalhadores em cooperativas e respectivos familiares, seguindo o que preceitua uma das missões das cooperativas: proporcionar ambiente harmônico aos integrantes. O evento buscou a promoção do estilo de vida saudável por meio do esporte e lazer.

Os times vencedores ganharam troféus e medalhas. Também foram premiados melhor jogador, jogador revelação, artilheiro e melhor goleiro.

“O torneio não teve o intuito de ser competitivo, foi mais uma forma de integração e lazer para as cooperativas e demais participantes, visando desenvolver valores de cooperação e respeito às diferenças”, disse o presidente do Sistema OCB/RR, Sílvio de Carvalho.

HOMENAGEM – Carmélio Moreira Maia (in memorian) era Oficial do Exército Nacional, e após entrar para a reserva passou a vida se dedicando ao fortalecimento associativo e ao trabalho em cooperação. Ele acreditava no desenvolvimento econômico de Roraima, sobretudo, Tenente Carmélio Maia, foi grande incentivador e somou na assessoria para a criação do Sistema Cooperativista em Roraima.