Política

Notícia falsa sobre eleições 2018 é atribuída a Folha

A Folha de Boa Vista repudia esse tipo de montagem inferindo ao jornal boatos e informações de cunho inverídico

Circulou na tarde desta quinta-feira, 12, na rede social Facebook, um texto publicado por um internauta que trazia a informação de que o jornal Folha de Boa Vista teria divulgado um imbróglio envolvendo as eleições 2018.

No texto o responsável pela página falava sobre a escolha do vice do pré-candidato ao governo de Roraima, José de Anchieta Júnior, (PSDB).

A Folha de Boa Vista repudia esse tipo de montagem inferindo ao jornal boatos e informações de cunho inverídico e informa que está tomando as devidas providências sobre o caso.

O jornal ressalta ainda que logo após a equipe da Folha esclarecer o internauta de que a informação não estava publicada neste veículo de comunicação e que era falsa, ele apagou o post.

FACT-CHECKING – Ampliando suas iniciativas para esclarecer a população sobre os problemas decorrentes da propagação de notícias falsas na internet – as chamadas de “fake news” -, a Folha de Boa Vista aderiu à campanha referente aos princípios de um jornalismo de credibilidade.

Em um mundo hiperconectado, com disseminação em massa de boatos, é fundamental que possamos checar informações e responder ao leitor de forma rápida e precisa, o chamado fact-checking.

A Folha amplia os esforços de importantes veículos de imprensa do mundo todo que também vem desenvolvendo iniciativas relevantes no mesmo sentido, como os jornais O Globo e os norte-americanos “The New York Times” e “The Washington Post” e os franceses “Le Monde” e “L’Express”.

#Oqueosolhosnãoveemagenteinvestiga.