Cotidiano

Notícia falsa sobre salário de servidores públicos é atribuída à Folha

Está circulando por meio do aplicativo WhatsApp uma falsa notícia que teria sido publicada no Jornal Folha de Boa Vista nesta segunda-feira (23).

O texto traz a informação de que o Governo do Estado anunciou o pagamento do salário para os servidores estaduais para esta sexta-feira (27).

Além da notícia falsa, o texto possui erros de redação e está fora dos padrões do veículo. A Folha de Boa Vista repudia esse tipo de montagem inferindo ao jornal boatos e informações de cunho inverídico e informa que está tomando as devidas providências sobre o caso.

FACT-CHECKING – Ampliando suas iniciativas para esclarecer a população sobre os problemas decorrentes da propagação de notícias falsas na internet – as chamadas de “fake news” -, a Folha de Boa Vista aderiu à campanha referente aos princípios de um jornalismo de credibilidade.

Em um mundo hiperconectado, com disseminação em massa de boatos, é fundamental que possamos checar informações e responder ao leitor de forma rápida e precisa, o chamado fact-checking.

A Folha amplia os esforços de importantes veículos de imprensa do mundo todo que também vem desenvolvendo iniciativas relevantes no mesmo sentido, como os jornais O Globo e os norte-americanos “The New York Times” e “The Washington Post” e os franceses “Le Monde” e “L’Express”.

#Oqueosolhosnãoveemagenteinvestiga.