Cotidiano

Nova Petrolina recebe ações do IF Comunidade

O IFRR promove neste sábado, dia 12, na vila Nova Petrolina, programação voltada aos pequenos produtores da região.

Mais uma edição do IF Comunidade será realizada para os produtores rurais da região Sul do estado. O CNP (Campus Novo Paraíso), do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) promove neste sábado, dia 12, programação extensa voltada para produtores da região.

Este ano, a temática é “Desenvolvimento e Sustentabilidade no Sul de Roraima”, visando à integração da comunidade, por meio de palestras, oficinas, minicursos e mesa-redonda.

As inscrições para participar da programação serão feitas no dia do evento, a partir das 8 horas, na escola estadual Roraima, localizada na BR 174, Km 585, Vila Petrolina do Norte, município de Caracaraí.

Conforme informações da coordenação do evento, durante o IF Comunidade, será as ações visam contribuir para os arranjos da produção local, sobretudo para o desenvolvimento de práticas sustentáveis nas atividades diárias dos produtores rurais.

Além disso, um dos momentos mais aguardados, segundo a comissão de divulgação, é a mesa-redonda “Regularização Fundiária e Financiamento Rural”, conduzida por representantes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Iteraima (Instituto de Terras de Roraima), ICMBio (Instituto Chico Mendes), Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento), Banco do Brasil e Banco da Amazônia. As discussões terão como foco situações específicas do estado e da região.

O evento também contará com uma atividade envolvendo alunos da escola estadual Roraima e das comunidades adjacentes. Trata-se de um projeto voltado para a educação ambiental, com crianças do 5.º ao 9.º ano do ensino fundamental.

O objetivo é incentivar a preservação do meio ambiente, por meio do plantio de mais de 100 mudas de árvores, o projeto busca desenvolver a conscientização sobre a redução da poluição, a diminuição da temperatura, a elevação do espírito de cidadania e a sensibilização da comunidade local.

Além disso, estão previstos minicursos sobre os temas “boas práticas no manuseio de alimentos”, “cultivo e beneficiamento de horta doméstica”, “fatores que interferem na queda de flores de plantas cítricas”, “manejo da piscicultura em viveiros escavados” e “silagem”, além da palestra “Defesa sanitária vegetal”, ministrada pelo diretor de Defesa Vegetal da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Luiz Claúdio Santos Estrella.

Publicidade