Cotidiano

Nova equipe de bombeiros é enviada para reforçar buscas

O grupo sairá do Aeroporto Internacional de Boa Vista às 11 horas

Uma nova equipe do Corpo de Bombeiros composta por três militares experientes será enviada para reforçar as buscas do piloto Elcides Rodrigues Pereira, conhecido como “Peninha”, que está desaparecido na região do Catrimani.

O grupo sai às 11h30 desta sexta-feira, 16, do Hangar da empresa Paramazônia Táxi Aéreo com um equipamento específico de resgate. Antes do pouso, será feito um sobrevôo de identificação.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Doriedson Ribeiro, na manhã desta sexta-feira, após reunião de planejamento, o Comando do CBM-RR decidiu enviar para a região mais três bombeiros. 

Os três especialistas se juntam à equipe de outros quatro bombeiros já enviados para a região na manhã de quinta-feira, 15, somando sete profissionais em atividade. A primeira missão deles é abrir uma clareira, próximo à área onde ocorreu o acidente com a aeronave da Paramazônia, um ponto de pouso, para um helicóptero que seguirá para a localidade nesse sábado, 17, a fim de ser utilizado nos procedimentos de busca.

Conforme o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o ponto-base da Missão Catrimani, onde o avião com as equipes de busca e salvamento aterrissa, é muito distante do local em que aconteceu o acidente. Os quatro especialistas do CBM-RR enviados nessa quinta-feira tiveram de viajar por via fluvial seis horas até chegar às proximidades da área onde o piloto desapareceu.

Os três especialistas que vão para a região nesta sexta-feira, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, serão lançados nas imediações do local do acidente, com a tarefa de abrir um ponto de pouso para o helicóptero que irá para Caracaraí amanhã.  

“O objetivo é fazer uma clareira num ponto mais próximo ao local do fato, para possibilitar o pouso do helicóptero, a fim de que possamos fazer a gestão das atividades de buscas perto da área do acidente”, explicou Doriedson Ribeiro.        

O CASO – O acidente foi informado com exclusividade pela Folha, no final da tarde de quarta-feira, 14, após confirmação do Centro de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB). O piloto e o passageiro da aeronave tinham ido fazer uma remoção de uma criança na Terra Indígena Yanomami, quando o avião fez um pouso forçado no rio Catrimani. (L.G.C)