Política

Nova moeda da Venezuela começa a circular em agosto

O Soberano Bolívar tem cinco zeros a menos que a moeda corrente e será ancorado na criptomoeda digital venezuelana, O Petro

De acordo com a Telesur, agência de notícias local, a nova moeda terá o nome de Bolívar Soberano. O governo anunciou que cortará cinco zeros da nova moeda em relação ao Bolivar Fuerte (VEF), atual moeda do país. Porém, a maior novidade do anúncio foi que a nova moeda será ancorada na criptomoeda nacional venezuelana Petro (PTR) lançada em fevereiro deste ano.

Nicolás Maduro observou que a medida pretende alinhar o sistema financeiro e monetário do país “de maneira radical” e afirmou que a reconversão e ancoragem no Petro é uma “grande esperança” para o desenvolvimento de um modelo econômico produtivo, diversificado e sustentável.

O presidente disse ainda que a medida pode ajudar a combater a inflação, que cresce em ritmo galopante, e a escassez de caixa, além de mitigar as longas filas nos caixas eletrônicos que se tornaram rotina para os venezuelanos. O país sofre com severos desabastecimentos gerais e com uma inflação que chegou ao insano valor de 46.000% em 2017.

Maduro também aproveitou o pronunciamento para expressar sua confiança no Petro, declarando que a criptomoeda oficial do estado “acabará sendo consolidada tecnológica e financeiramente” e abraçará “toda a atividade econômica nacional e internacional”.

Com informações Agência Telesur

Publicidade