Cotidiano

Nova unidade do Centro de Referência da Mulher é inaugurada no bairro Aparecida

Por dia a unidade atende aproximadamente 300 mulheres em 40 tipos diferentes de assistência

O Governo do Estado inaugurou nesta terça-feira, dia 22, a nova sede do CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher). O novo endereço é a Avenida Capitão Júlio Bezerra, 1632, no bairro Aparecida. Há 13 anos o Centro funcionava junto ao Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

Por dia a unidade atende aproximadamente 300 mulheres em 40 tipos diferentes de assistência, voltados para a atenção especializada para a saúde da mulher.  Com o novo espaço, alguns serviços básicos de educação em saúde e acompanhamento para gestantes terão ampliação.

Espera-se que com a entrega da nova sede, a demanda aumente cerca de 25% devido à ampliação dos espaços, com novos consultórios e serviços antes não oferecidos às mulheres, como pré-natal odontológico e fisioterapia. Além do espaço físico, a unidade ganhou mobiliário novo.

“Assumimos o compromisso de investir na saúde da população e a nova sede do Centro de Referência de Saúde da Mulher, que leva o nome da empresária Luiza Perin, demonstra a intenção do governo em ofertar serviços de qualidade e atenção à mulher roraimense”, ressaltou a governadora Suely Campos.

A nova sede do Centro de Referência está onde funcionava  a antiga Residência Médica, que foi totalmente reformado para receber a unidade. “O espaço antigo na Maternidade passará pelas devidas adequações para se tornar um novo bloco com 37 novos leitos”, adiantou o secretário de Saúde, César Penna.

CRSM – O CRSM é a única unidade no Estado especializada em atendimentos ao público feminino e disponibiliza vários serviços de extrema importância à prevenção e tratamento de saúde desse público. Anualmente, cerca de 38 mil atendimentos são realizados no Centro, que atende aos 15 municípios, além dos pacientes dos países vizinhos Venezuela e Guiana.

Além da prevenção de câncer de mama e colo do útero, a unidade oferece pré-natal de alto risco e diversas especialidades médicas, como mastologia, endocrinologia, uroginecologia, além de testes rápidos. São disponibilizados também atendimentos com nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, além de uma ampla gama de exames e pequenos procedimentos para retirada de nódulos benignos, por exemplo.

Entre os procedimentos disponibilizados está ainda a vasectomia, um procedimento direcionado aos homens, realizado em mutirões periódicos como parte do programa de Planejamento Familiar.