Cultura

Novas recomendações reforçam a importância de não mexer no ouvido

A Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço atualizou suas diretrizes acerca da limpeza da cera de ouvido. O documento conscientiza sobre a importância do material viscoso para a saúde auditiva. “Ele lubrifica a região, controla a temperatura e evita a invasão de bactérias”, lista o otorrino Alfredo Lara, do Hospital Cema, em São Paulo. Mais: enfiar hastes flexíveis, chaves ou grampos no buraquinho da orelha estão relacionados a irritações, infecções e até lesões mais sérias, como o rompimento do tímpano.

Ele explica que não se deve limpar o ouvido demais, já que isso abre alas para uma série de problemas. “Inserir qualquer objeto pequeno no local ou usar velas terapêuticas. Seu efeito não está comprovado”, explica.

O indicado é procurar o médico caso haja sinais de perda auditiva. “Perguntar sobre as maneiras de remover a cera excedente. Visitar o especialista quando há sangramento ou dor. Cerca de 10% das crianças, 5% dos adultos e 30% dos idosos sofrem com excesso de cera”

A cera tem seu papel

A cera dos ouvidos é uma gordura naturalmente produzida pelo nosso organismo para manter saudável o canal auditivo, impedindo que qualquer bichinho, poeira ou cabelo o machuque. A cera só incomoda se estiver ressecada ou acumulada, apertada.

A introdução no ouvido de cotonetes, clipes, hastes de óculos ou qualquer outro objeto está formalmente contra indicada. Embora eles possam retirar pequena quantidade de cerume, na verdade o que fazem é impactá-los contra a membrana do tímpano, além de traumatizar a pele do conduto auditivo e facilitar o aparecimento de otites bacterianas.

Para que serve?

O cerume é produzido pelas glândulas do canal auditivo. Ele é essencial para nos proteger de agentes infecciosos e manter as estruturas ali em bom estado.

Renovação

A substância é secretada continuamente e escorre de dentro pra fora. Aos poucos, fica velha e dura. Daí, cai na orelha e vai embora durante o banho.

Acúmulo

Acontece que alguns indivíduos soltam cera em demasia. Ela acumula e chega a bloquear o tímpano, o que prejudica a captação de sons do ambiente.

Agravamento

O uso das hastes flexíveis ou de outros objetos, porém, só piora o quadro. Isso porque eles empurram mais meleca para o fundo, o que apenas vai postergar o chabu.