Cotidiano

Novo Centro de Ensino dos Bombeiros será entregue amanhã

A Corporação também vai receber equipamentos de salvamento aquático e ambulâncias para os serviços de atendimento pré-hospitalar

O Governo do Estado promove manhã, a partir das 10h, a solenidade de entrega do novo Centro de Ensino e Instruções do Corpo de Bombeiros de Roraima (CEIB-RR). A unidade passa a funcionar em definitivo no prédio da antiga Escola Estadual 31 de Março, localizada na rua Fábio Magalhães, 230, bairro 31 de Março.

Inaugurada em 12 de setembro de 1977, o prédio da escola estava desativada desde 2015. Por conta disso, o governo decidiu revitalizar o local para abrigar o Centro. Os trabalhados foram iniciados no segundo semestre de 2017, graças à utilização de recursos próprios do Estado.

Foram realizadas benfeitorias prediais, reparos e pintura geral, contemplando seis salas de aula, um auditório, dois alojamentos, um masculino e outro feminino, o setor administrativo, o pátio e o refeitório. Melhorias também foram feitas na infraestrutura da quadra poliesportiva já existente.

“A estrutura proporcionará um espaço de treinamento e de produção técnico-científico para os militares e também passa a dispor de novas instalações para a promoção de cursos externos, desenvolvidos e ofertados pela instituição à população roraimense”, destaca o comandante do CBM, coronel Doriedson Ribeiro.

Também vai funcionar no local um Centro Complementar das ações do Projeto ‘Bombeiros na Escola’. As atividades de docência, instrução e pesquisa permanecerão interligadas diretamente às normas e diretrizes vigentes e adotadas pela Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (Apics), que atualmente é a entidade receptora de todos os cursos realizados pelas instituições de Defesa Social e de Segurança Pública de Roraima.

NOVOS EQUIPAMENTOS – Além da inauguração da nova sede da CEIB, o governo também fará a entrega de viaturas e equipamentos, adquiridos com recursos do Fundo de Reequipamento dos bombeiros (Frebom), de convênio firmado com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), de emendas parlamentares.

Serão entregues, na ocasião, duas caminhonetes para o serviço operacional da Corporação; duas ambulâncias para os serviços da Companhia de Atendimento Pré-Hospitalar; 236 Rádios de Comunicação (HT), com Tecnologia Digital; dois Desencarceradores Hidráulicos; quatro Conjuntos de Estabilização Veicular em “V”, com capacidade de suportar carga máxima de até 6,5 toneladas; dois Motores de Popa com potência de 15 HP e três Motos Aquáticas (Jet Ski), com carretas reboque para ajudar nas atividades de Busca e Salvamento Aquático; cinco Câmeras GoPro; 12 microfone sem fios para uso nas ações do projeto ‘Bombeiros na Escola’; 15 Conjuntos de Aproximação; dez Baudrier e Freio Oito de Salvamento em Altura, para salvamento nas mais diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros.

“A entrega desses instrumentos vão melhorar a prestação de serviços do órgão à população, além de proporcionar mais segurança aos bombeiros militares na execução dos trabalhos diários na Capital e no interior do Estado”, complementou Ribeiro.

*INFORMAÇÕES: Governo do Estado.