Cotidiano

Novo Distrito da Polícia Civil vai combater organizações criminosas

A ideia é aumentar a rapidez nas investigações e coibir os crimes e, possivelmente, diminuir os dados alarmantes da criminalidade no Estado

No fim da manhã de ontem, 3, a governadora Suely Campos assinou o decreto que institui a criação do Distrito de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), que será uma nova unidade de policiamento para investigações e aprimoramento das atividades em combate ao crime organizado no Estado. A solenidade, ocorrida no Palácio Senador Hélio Campos, contou com a presença da classe policial e representantes da Segurança Pública.

De acordo com a governadora, os índices de criminalidade têm aumentado significativamente nos últimos anos e a crise migratória de venezuelanos possibilitou que o crime organizado se fortalecesse dentro de Roraima. A criação do DRACO foi uma medida para aumentar a rapidez nas investigações e coibir os crimes e, possivelmente, diminuir os dados alarmantes que são coletados pela Polícia Civil.

“Nosso Estado vem sendo agravado por essa conexão do crime organizado da Venezuela, esse país que virou um poço de vulnerabilidade social, de tantas dificuldades e que respinga no Estado de Roraima. A Polícia Civil já investigou e tem dados da conexão do crime organizado de Roraima com a Venezuela, então é um mecanismo que vai dar mais agilidade no combate ao crime organizado. Em 2015, ninguém sabia me responder sobre a presença do crime organizado no nosso Estado. Ninguém sabia responder se existia, se estava comprovado, havia apenas indícios sobre isso. Ao longo da minha gestão isso foi se confirmando e a partir de 2016 foi agravado”, afirmou a governadora.

Suely completou dizendo que os crimes cometidos por organizações criminosas estão refletindo também nos jovens roraimenses, que passam a ter mais contato com esses crimes e o uso de drogas dentro das escolas. Para ela, o novo Distrito vai servir para a diminuição do sentimento de insegurança dentro do Estado. “Isso respinga profundamente na nossa juventude, nós temos dados que somos o 6º estado que jovens experimentam o uso de drogas. Assinar esse decreto é um mecanismo institucionalizado para que possam trabalhar as ferramentas de combate ao crime organizado. É um momento muito oportuno, e agora teremos mais celeridade para desvendar esses crimes todos”, encerrou.

Para a delegada-geral da Polícia Civil, Giuliana Castro, o momento é histórico e possibilita uma maior integração entre as delegacias do Estado para auxiliarem nas investigações sobre os crimes cometidos por organizações criminosas que têm mudado o cenário de violência em Roraima. “O DRACO é uma ferramenta incrível em que a gente vai poder trabalhar de maneira organizada e efetiva contra as ações criminosas que estão, infelizmente, não só assolando o Estado de Roraima, mas todo o Brasil. Então, Roraima vai, a partir de hoje, aprimorar os seus trabalhos para que a gente possa fazer o enfrentamento e continuar vencendo essa luta contra o crime”, afirmou a delegada.

Giuliana completou dizendo que o Distrito não vai funcionar com atendimento ao público para registro de Boletins de Ocorrência, mas que o número 190 vai ser a ferramenta para denúncias sobre os crimes. “É uma delegacia que centraliza todas as informações às organizações criminosas. Então a atuação dela vai ser subsidiar todas as unidades policiais do Estado de Roraima e também desenvolver ações e operações na sua área de atribuição”, finalizou.

O DRACO vai funcionar sendo subsidiado pelo Departamento de Operações Policiais Especiais (DOPES) e ficará ao lado da Delegacia Geral, dentro da Cidade da Polícia, localizada da Avenida Getúlio Vargas. (A.P.L)