Cotidiano

Novo prédio do Núcleo de Rádio e TV da UFRR é inaugurado

Foi inaugurado na tarde de ontem, 3, o novo prédio do Núcleo de Rádio e TV Universitária (RTU)

Foi inaugurado na tarde de ontem, 3, o novo prédio do Núcleo de Rádio e TV Universitária (RTU), da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O prédio foi construído pela Prefeitura de Boa Vista dentro do Campus Paricarana, no bairro Aeroporto, ao lado do Centro Amazônico de Fronteira (CAF), mais próximo da comunidade acadêmica.

A obra teve início em 2012, por meio do convênio 064/2009, firmado com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), mas foi abandonada pela empresa executora no ano seguinte, sendo extinto o convênio. A obra foi retomada pela Prefeitura em 2017, com recursos próprios. O valor da obra foi de R$ 1,2 milhão.

“É um momento muito importante para a Prefeitura de Boa Vista porque nós conseguimos finalizar essa obra, que era muito esperada e necessária para a Universidade Federal de Roraima. Eu tenho certeza que o curso de Comunicação Social vai ter outra condição de aprendizado, de estágio e do que é necessário para a formação dos alunos”, disse a prefeita Teresa Surita.

A Prefeitura de Boa Vista ficou responsável apenas pela construção da estrutura física. As instalações de antenas e equipamentos, assim como água e energia elétrica, serão feitas pela Universidade. Com a entrega do prédio será dado início ao processo de transferência do Núcleo de Rádio e TV Universitária, que atualmente funciona no bairro São Francisco, à administração municipal.

“Nós estamos concretizando aqui uma parceria que vai trazer para nossa Universidade uma infraestrutura muito boa, não só para o curso de Comunicação Social. Nós pretendemos trabalhar, a partir de hoje, para viabilizar aspectos técnicos necessários para atender melhor aos acadêmicos e a comunidade em geral”, informou o reitor da UFRR, professor doutor Jefferson Fernandes.

O prédio tem dois pavimentos, sendo o térreo para o Núcleo de Rádio e TV, com redação, secretaria, gerência, diretoria, estúdios, além de arquivo, copa, banheiros, recepção, camarins, sala multimídia, depósito e área destinada aos equipamentos. O pavimento superior vai abrigar a central de edição do núcleo de TV. O Núcleo de Rádio e TV Universitária atende estudantes dos cursos de Comunicação Social/Jornalismo e de Letras na produção de conteúdo relacionado à comunidade acadêmica e a toda sociedade.