Cotidiano

Novo secretário aponta merenda e estrutura das escolas como prioridade

Ao tomar posse no cargo, professor Emanuel Alves de Moura anunciou ações emergenciais para resolver problemas

O novo secretário estadual de Educação, Emanuel Alves de Moura, tomou posse ontem pela manhã em cerimônia realizada no Palácio Senador Hélio Campos. Ele destacou como prioridade a melhoria na qualidade do ensino na rede estadual e elencou como emergenciais as situações que envolvem merenda escolar e infraestrutura das escolas.

Ele assume a pasta num momento de dificuldades no setor educacional, um mês após a exoneração do então secretário Marcelo Campbell. A população tem denunciado a precariedade da estrutura de unidades educacionais, reformas interrompidas de escolas no interior, incluindo algumas em áreas indígenas, falta de merenda e de transporte escolar.  

Moura reconheceu os desafios e disse que o trabalho será para garantir ao aluno um espaço de aprendizagem compatível com suas necessidades. Falou das melhorias pedagógicas, apoio aos diretores das escolas e valorização da educação no interior do Estado. “A nossa gestão vai ser do diálogo e da transparência sobre todas as demandas da educação. Vamos buscar atender às reivindicações da comunidade escolar na base do entendimento”, afirmou.

“A educação indígena, a do campo e do interior carecem de um apoio maior para nivelar a educação por cima. Não é interessante para o Estado haver uma educação diferenciada na Capital”, frisou. Segundo ele, existe um levantamento das escolas que estão precisando de reformas para que sejam realizadas dentro das condições de orçamento que o Estado oferece.  

“Demanda tempo, uma vez que todo o processo licitatório é burocrático e demorado. Iremos trabalhar no planejamento para que em 2017 todas essas situações reclamadas em 2016 sejam minimizadas”, frisou Moura ao acrescentar que os inúmeros problemas no setor educacional de Roraima vêm de longas datas e que não é possível garantir soluções para todos de imediato.

“Temos a questão das progressões dos trabalhadores em educação, que vem sem solução desde governos passados. Nós estamos dispostos a conversar com os servidores para uma resolução viável”, complementou logo após a solenidade.  

A governadora Suely Campos (PP) destacou como importante a qualificação do novo secretário de Educação e a complexidade em administrar a área educacional. Falou dos desafios e das diretrizes, como a valorização dos profissionais em educação e a melhoria nas condições de ensino, com a disponibilidade de material pedagógico e didático adequados, transporte e merenda escolar de qualidade.   

“Nesse momento, passamos por uma crise por uma falha administrativa e processual, isso eu reconheço, e ficamos numa situação muito delicada em relação à merenda. Mas a merenda já começou a ser entregue. Estou motivada e tenho grande esperança de que nessa nova gestão possamos chegar à escola com a qualidade de ensino que queremos”, comentou a governadora.

Suely lembrou os avanços alcançados nos últimos anos. “Nós avançamos muito na educação, principalmente na aquisição de merenda escolar. Nós encontramos a merenda escolar dotada de 12 itens e hoje temos 52 itens”, frisou.     

BIOGRAFIA – O secretário Emanuel Alves de Moura é roraimense e servidor público há 32 anos. Possui graduação em licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestrado em Ciência do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Cursou Pós-Graduação Lato Sensu, com especialização em Administração do Ensino Técnico pela Oklahoma State University, nos Estados Unidos. Moura possui experiências profissionais voltadas para a área de educação, professor de Educação Básica, representante do Ministério da Educação no Conselho Diretor da Escola Técnica Federal do Amazonas, diretor-geral do Instituto Federal de Roraima (IFRR), reitor pró-tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (AP), entre outras.