Política

Novo secretário de Segurança assume em solenidade fechada

Delegado Francisco Araújo não escondeu que sua nomeação faz parte de um entendimento político visando as eleições de 2018

O delegado Francisco Araújo (PEN-RR), ex-prefeito de Iracema, assumiu na manhã desta quinta-feira, 06, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). A posse ocorreu a portas fechadas, com a presença de alguns delegados, poucos servidores e apenas dois deputados estaduais, Soldado Sampaio (PCdB) e Evangelista Siqueira (PT), além do secretário-chefe da Casa Civil Oleno Matos que deu posse ao novo secretário.

Em entrevista exclusiva para a Folha, Francisco Araújo confirmou que sua posse faz parte de um acordo político entre o governo e seu partido, o PEN (Partido Ecológico Nacional), visando as eleições em 2018. “Não é desconhecimento para ninguém que sou aliado da governadora Suely Campos [PP] e tenho um grande embate político com o senador Romero Jucá [PMDB]. Quando fui prefeito em Iracema, ela me ajudou no trabalho que realizei e, diante da conjuntura, nosso partido vai caminhar ao lado do governo. Como sou delegado e tenho vasta experiência na área, meu nome foi indicado, por isso vamos enfrentar esse desafio”, disse.

Presidente regional do PEN, que tem 12 vereadores eleitos no interior e o deputado estadual Odilon Filho como liderança política no Estado, o novo secretário disse que está sendo montado um grupo para eleger três estaduais, um federal e um senador em 2018. “Estamos caminhando com a governadora, sendo parceiros dessa empreitada”, frisou.

Polícia Civil vai passar a atuar nos dois horários

Como primeira medida, o novo secretário de Segurança afirmou que irá acabar com o meio expediente na Polícia Civil do Estado para combater de forma mais eficaz o crime organizado. “Vou atuar muito para acabar com a questão de um período único para a Segurança Publica, principalmente na Polícia Civil. Roraima é o único Estado do país em que a polícia trabalha em um período só”, disse.

“Desagradarei alguns, mas enquanto a polícia está parada, nesse período a bandidagem está aumentando. Então, vamos trabalhar e construir com o governo uma forma de voltar de novo a fazer a polícia trabalhar dois períodos, pois, acima de tudo, o que importa é o bem-estar da população. Vou encontrar uma solução para que a polícia trabalhe 24 horas no combate ao crime organizado”, disse.

“Quero que as instituições tenham autonomia e a Segurança Pública passe a ser gerida. Como secretário, minha maior luta vai ser no sentido de unir forças para poder reduzir a criminalidade e trazer paz para Roraima. É inadmissível que um Estado do tamanho como o nosso tenha índices tão altos de insegurança”, frisou.

Para o novo secretário, o sistema de segurança pública no Brasil, como um todo, vem passando por grandes problemas de estruturação. “Sei que assumo uma grande missão e meu papel é fazer o papel da segurança pública e gerir o sistema. Para isso, vou buscar uma união entre as polícias, pois é preciso estar fortalecidos. Não se faz segurança sem inteligência e esse quesito está muito bem pelo que pude notar durante o processo de transição”, destacou.

Sobre o combate ao crime organizado, Francisco Araújo afirmou que pretende fazer uma polícia cidadã durante sua gestão. “Quando vim para Roraima, em 2004 e tomei posse, não se ouvia falar em crime organizado.

Era uma tranquilidade total e hoje temos várias facções. Então, ou a sociedade e a Segurança Pública se unem como um todo, ou a bandidagem vai aumentar. Então, a minha ideia é buscar um sistema uniformizado de ações junto à Polícia Militar. Deixo claro que venho para somar, para usar uma bandeira em nome da governadora Suely Campos, que confiou em mim. Pretendo fazer política cidadã”, comentou.

Ex-secretário avalia que sua gestão unificou as polícias

O coronel da Polícia Militar Paulo César Silva Costa, que deixou o comando da Segurança Pública, após passar um ano e meio no cargo, disse que conseguiu atingir sua meta de unificar os organismos policiais de Roraima. “Nosso trabalho foi feito em síntese para integração dos órgãos que compõe, sistema de segurança pública e defesa social. E conseguimos atingir um resultado positivo nesse sentido”, afirmou.

Paulo César disse que, durante sua gestão, o fortalecimento da atividade de inteligência na segurança pública foi prioridade. “Integramos todas as agências de inteligência do Estado com vista à produção de conhecimento para nortear o processo decisório do gestor da pasta. E podemos assegurar que todas as instituições estão engajadas nesse processo e a sociedade pode se orgulhar do bom relacionamento que conseguimos construir. Exortamos que o delegado Francisco Araujo, que tem conhecimento e experiência, tenha todo o apoio necessário para realizar o que for preciso ser realizado dentro daquilo que se dispõe”, frisou.