Cotidiano

Novos cães atuarão em ocorrências da Polícia Militar

Os novos cães substituirão os particulares e passarão a colaborar nas ações da Polícia Militar

Três cães da raça Pastor Belga de Malinois, um Rotwailler e um Labrador – que estão entre os 10 mais inteligentes da espécie – são as novas aquisições da Polícia Militar de Roraima para reforçar o policiamento ostensivo em ações de faro de entorpecente, guarda e proteção.

Os cães tem entre 45 dias de vida a um ano e sete meses e substituirão os cães particulares que foram devolvidos aos proprietários.

Os animais chegaram esta semana e estão recebendo os cuidados necessários feitos por um oficial de Saúde, que é veterinário e treinamento de adaptação com os policiais.

O processo para os animais maiores dura em média 45 dias, conforme explicou o sargento Márcio Costa.

Batizados com os nomes de Craque, Guerreiro, Ronda, Yula e Major Black Winner, os cães foram selecionados por policiais que têm o curso de cinotecnia – técnicas de criação e treino de cães – que avaliaram e aprovaram a aquisição conforme a finalidade.

“O Craque é o único que está treinado para farejar entorpecente, guarda e proteção. Os demais serão treinados aqui na unidade”, informou o sargento.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Santos Filho, ressaltou a importância da renovação do plantel, tendo em vista que os animais que agora compõem o Canil PM são de propriedade da instituição, que totaliza 13 cães treinados para atuarem no combate à criminalidade.

“São animais de qualidade que atenderam aos critérios técnicos específicos e que, a partir de agora serão preparados para compor a equipe de policiamento especializado, trazendo ainda mais qualidade aos serviços que a instituição presta à sociedade roraimense”, avaliou o coronel Santos Filho.

CANIL PM

O Canil da Polícia Militar de Roraima foi criado em 28 de dezembro de 1990 e tem um plantel formado por cães das raças: Pastor Belga de Malinois, Pastor Belga, Rottweiler, Pastor Alemão, Dobermann e Labrador.

A unidade funciona com alojamento canino, alimentação balanceada e todos os tratamentos acompanhados diariamente por um profissional veterinário integrante do quadro da PMRR.

A unidade é companhia integrante do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e conta com 17 policiais militares que atendem ocorrências de faro de narcóticos, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais, controle de distúrbios civis e reintegração de posse.

Conheça as raças de cães adquiridas pela PM

PASTOR BELGA MALINOIS

É a variedade de pêlo curto. Tem como qualidades a excelência na guarda, a lealdade, a devoção ao dono e a inteligência.

É utilizado por equipes policiais de vários países. O Pastor Belga Malinois está presente no Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior farejador de drogas já registrado.

ROTTWEILER

Trata-se de um cachorro de tamanho grande, nem pesado nem leve. De inteligência notável, a devoção e dedicação ao trabalho do Rottweiler são extraordinárias, assim como a obediência, incorruptibilidade, força e tenacidade.

De acordo com o padrão da raça, o Rottweiler tem boa índole, é calmo, muito dedicado, obediente, dócil e ansioso para trabalhar.

LABRADOR

É uma das mais populares e conhecidas raças de cão do mundo. É extremamente amável, inteligente e obediente, e devido a estas características, são frequentemente treinados para tornarem-se cães de caça, de assistência, como cães-guia ou de serviço.

O nome “retriever” deve-se ao fato de o Labrador ter como principal função a busca de caça abatida.

Fonte: Secom-RR