Política

Novos concursados deverão ocupar os cargos de direção

A Agência de Desenvolvimento de Roraima (Desenvolve-RR) realizará em março, concurso público para o preenchimento de 17 vagas, todas para cargos de nível superior. 

Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, dia 21, o presidente, Weberson Pessoa, disse que a intenção é que após capacitações, os novos servidores assumam os cargos de gerência, que seguem vagos na empresa.

Pessoa afirmou que até 2014, a Agência contava com 41 servidores e quando assumiu a presidência, em 2015, o quadro foi reduzido em 36%, contando atualmente com 26 servidores. “A intenção é que todos os servidores sejam concursados. Temos vontade de fazer com que a Desenvolve-RR tenha liberdade de trabalho e que não ocorram interferências políticas. Precisamos blindar a instituição para que continue com imparcialidade e compromisso com o Estado”, explicou.

Quanto aos cargos de gerência e direção, o presidente afirmou que alguns encontram-se disponíveis. Afirmou que essas vagas devem ser preenchidas pelos novos servidores, porém após capacitações. “A Desenvolve-RR que é uma agência de responsabilidade, tem suas ações acompanhadas e fiscalizadas pelo Banco Central e Ministério Público. Ter na direção da empresa servidores efetivos nestes cargos, demonstra o nosso comprometimento”, disse.
MUDANÇAS – “Mesmo com um quadro reduzido conseguimos promover uma grande mudança. Fizemos ações itinerantes por todo o Estado, em um ônibus cedido pelo Tribunal de Justiça, onde orientamos a população quanto aos juros e nossas linhas de crédito e também alertando aqueles que estavam em situação de inadimplência que nos procurassem para renegociação dos débitos”, disse o presidente.

Lembrou que nos primórdios, quando ainda era conhecida como Agência de Fomento do Estado de Roraima (Aferr), foram liberados empréstimos e grande parte dos beneficiados acabou ficando inadimplente.

“Muitas pessoas pegaram crédito e de forma errônea foram induzidas a acreditar que não precisariam pagar. Isso deixou muitos com restrição de crédito. Nossa preocupação é fomentar o crédito e não restringir”, disse.

Hoje, a atividade mais financiada junto a Desenvolve-RR é a agricultura. “Queremos que as pessoas com acesso ao crédito consigam multiplicar o que pegaram e paguem o que solicitaram, pois esse dinheiro beneficiará outras pessoas, gerando emprego, renda e melhorando a economia de Roraima”, pontuou.

CONCURSO – As inscrições para o concurso da Desenvolve-RR, seguem até o dia 31 de janeiro. A prova deve ser aplicada no dia 18 de março. De acordo com o cronograma do certame, promovido pela Fundação Ajuri, da Universidade Federal de Roraima, a previsão para contratação com todos os prazos legais cumpridos é para o mês de junho.